Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Café Filosófico CPFL de setembro discute a “profunda crise” dos modelos de dominação da sociedade atual

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   15/09/2017

​​
Campinas, 31 de agosto de 2017 - Nesta sexta-feira, 01/09, às 19h, tem início a nova série de debates do Café Filosófico CPFL: “Do paradigma da dominação ao paradigma do cuidado”, com curadoria do psicanalista e cientista político Carlos Plastino. No primeiro encontro, o curador fala sobre "Uma concepção antropológica além do patriarcado", com entrada gratuita, em Campinas, e transmissão ao vivo no site (Saiba mais em http://bit.ly/2wTKRcr). 

A ideia da série é abordar a “profunda crise” do paradigma da dominação, organizado em torno das ideias centrais de conflito e conquista como características fundamentais das relações entre os homens e destes com a natureza. 

“Essa concepção paradigmática sofre o severo impacto da crise do próprio patriarcado. A crise do paradigma apresenta duas características fundamentais: por um lado torna evidente a cristalização de impasses insuperáveis na situação vigente, tornando imprescindível uma profunda transformação das ideias — do imaginário — que geraram a situação em crise; por outro, e na medida que dita transformação, e se configura como uma necessidade, abre uma oportunidade para a criação de um novo imaginário, isto é, uma outra maneira de conceber os homens, suas sociedades e suas formas de produção”, diz Plastino.

Neste contexto, afirma ele, é possível assinalar a emergência de elementos de um novo paradigma: o paradigma do cuidado, sustentado no reconhecimento da alteridade, reconhecimento que tem na empatia natural dos homens sua raiz mais profunda.

Ao longo do mês, o módulo reunirá especialistas para tratar também de questões como gênero, direito, educação e diferenças a partir desta ideia de cuidado.
 
Confira as palestras do módulo:

01/09 | sex | 19h
reflexões sobre uma concepção antropológica além do patriarcado
com carlos plastino, psicanalista e cientista político
uma discussão sobre a transformação da concepção antropológica na contemporaneidade, privilegiando a perspectiva da construção teórica elaborada pela psicanálise não ortodoxa, a partir de sua experiência com o processo de desenvolvimento emocional do ser humano e suas relações com as práticas relacionais vigentes. confira mais detalhes.
_
_
15/09 | sex | 19h
gênero, direito e cuidados
com adriana vidal de oliveira, doutora em direito
como o compartilhamento da experiência da licença maternidade e paternidade no brasil pode auxiliar na construção de novas relações de gênero, na medida em que ambos os genitores são responsáveis diretamente pelos cuidados da criança? confira mais detalhes.
__
22/09 | sex | 19h
é possível uma educação que busque a igualdade sem eliminar as diferenças?
com bruno tovar falciano, mestre em educação
a partir das demandas sociais para educação deste início de século, este encontro pretende discutir sobre os desafios da escola e refletir sobre possíveis caminhos para uma nova educação. confira mais detalhes.
__
29/09 | sex | 19h
por uma economia centrada na vida
com marcos arruda, economista e educador
uma outra economia social solidária é possível e já está acontecendo: práticas de consumo consciente, propriedade compartilhada dos bens e recursos produtivos, circuitos econômicos solidários, comércio justo, finanças solidárias, moedas complementares, e muitas outras práticas. confira mais detalhes.
 

Café Filosófico CPFL
 
O Café Filosófico CPFL é um programa de debates que aborda questões referentes aos indivíduos do mundo contemporâneo a partir da filosofia e da psicanálise. Abertos ao público do Instituto CPFL, em Campinas, os encontros são transmitidos ao vivo, disponibilizados na rede e, posteriormente, editados e exibidos na TV aberta e em plataformas como o YouTube.​

Tags:
    Instituto CPFL; cultura; CPFL Energia; Café Filosófico