Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Eficiência tem representante eleito na ABSOLAR

Escrito por:

Assessoria de imprensa   09/05/2016

Participação do executivo Luciano José Goulart Ribeiro ajudará a fomentar as discussões e desenvolver o setor em expansão no Brasil      

Campinas, 10 de maio de 2016 – Executivo de uma das empresas do Grupo CPFL Energia, o diretor da CPFL Eficiência, Luciano José Goulart Ribeiro, foi eleito um dos 20 conselheiros da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) para o biênio 2016-2018. A associação reúne as empresas que atuam neste mercado em franca expansão em todo o País.

"Ao participar do conselho da ABSOLAR, a CPFL Eficiência e o Grupo CPFL Energia contribuem para fomentar as discussões institucionais e regulatórias para viabilizar a expansão do setor de geração solar no Brasil. A entidade é um importante canal de relacionamento com a sociedade e o poder público, além de promover eventos que auxiliam no desenvolvimento do mercado", afirma o diretor.

O segmento de energia solar fotovoltaica é hoje um dos vetores de crescimento do setor elétrico brasileiro, com expectativa de alcançar potência instalada de 1,3 GWp, em 2024, apenas com as grandes usinas, segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia 2024 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A própria EPE estima que o uso residencial, comercial e industrial da fonte pode chegar a 118 mil MW de capacidade em 2050, o equivalente a 8,5 usinas de Itaipu. 

"Com a popularização dos sistemas fotovoltaicos de micro e mini geração distribuída e os novos incentivos regulatórios do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a articulação com a sociedade torna-se cada vez mais importante para oferecermos um serviço mais alinhado às necessidades de nossos clientes", complementa Luciano.

No Grupo CPFL Energia, Luciano Goulart está à frente da CPFL Eficiência, empresa criada no final de 2014 para oferecer soluções de eficiência energética para empresas. Ao participar do conselho da ABSOLAR, o executivo poderá contribuir com a experiência prática do Grupo com os primeiros projetos de energia solar em grande escala que já estão sendo desenvolvidos no seio da empresa.

Um exemplo é o projeto de R$ 6 milhões para a Algar Tech, concluído em abril de 2016. No escopo das ações de eficiência energética aplicadas para a empresa, a CPFL Eficiência investiu na implantação duas usinas solares no telhado dos datacenters, em Campinas (SP) e Uberlândia (MG). A economia gerada pelas ações em eficiência energética e pela energia gerada das plantas solares rende uma economia em torno de 27% para a Algar Tech.

A CPFL Energia vem apostando desde 2012 na geração solar no Brasil. Por meio da CPFL Renováveis, é dona do maior projeto solar do Estado de São Paulo, a usina Tanquinho, com 1,1 MWp. O Grupo também iniciou, na área de concessão da CPFL Paulista, um projeto de P&D que irá instalar 200 sistemas fotovoltaicos em residenciais e estabelecimentos comerciais de um bairro de Campinas.

 

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

 

Assessoria de imprensa

CPFL Energia – Campinas – SP

Tel (19) 3756 8197 / 8492 / 8061

Cel (19) 9.9217 4270

jornalismo@cpfl.com.br

www.cpfl.com.br

 ​

Tags:
    absolar energia solar