Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE vai distribuir mais 2,5 mil chuveiros eficientes para clientes de sua área de concessão

Escrito por:

Comunicação RGE    22/09/2011

Mais 2,5 mil clientes da área de concessão da RGE serão beneficiados em 2011 com a distribuição de chuveiros eficientes. O equipamento, com recuperador de calor, permite substituir os chuveiros de potência elevada (de 5.400W para 3.000W), Estima-se uma redução de consumo de energia em 44% considerando quatro pessoas na família e banhos diários de 15 minutos por indivíduo.

Em 2010, 1,5 mil clientes da concessionária em Gravataí já haviam se beneficiado pelo projeto. Na etapa atual, receberão os equipamentos clientes de Passo Fundo e Getúlio Vargas, em regiões com baixo Índice de desenvolvimento Humano (IDH). O investimento da concessionária no projeto é de cerca de R$ 1,5 milhão.

O Programa

A distribuição de chuveiros eficientes beneficiará clientes com classificação tarifária baixa renda. Para ser contemplado o cliente deve participar de programas sociais do governo federal, comprovado através da apresentação do documento NIS (Número de Identificação Social) e ter registrado o benefício junto à concessionária. Também deve estar em dia com o pagamento de contas de energia.

Com o apoio das prefeituras, a concessionária seleciona bairros carentes a serem contemplados com as ações. Para esta seleção foi realizada uma pesquisa em que foram verificadas as condições técnicas dos aparelhos antigos, espaço no banheiro e disponibilidade de vazão de água para instalar o equipamento além do interesse do cliente em receber o benefício. Os equipamentos recolhidos serão encaminhados para reciclagem;

Entre as vantagens do chuveiro eficiente estão:

- Redução do consumo de energia sem perda do conforto da água quente;

- Preservação do meio ambiente;

- Não necessita de obras;

- Instalação rápida e prática;

- Não apresenta risco de choque elétrico;

- Não reaproveita a água usada no banho;

- Funciona como tapete antiderrapante.

Como funciona o chuveiro eficiente:

- Durante o banho, a água da rede, por meio de conexões especiais, é conduzida até a plataforma e passa dentro do trocador de calor;

- Depois, a água sobe novamente, sendo aquecida pelo chuveiro. A água quente utilizada no banho cai na plataforma e, antes de ir para o ralo, aquece o trocador de calor, pré-aquecendo a água da rede que se dirige para o chuveiro.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Tags: