Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE recebe o Prêmio Promotor da Paz 2014

Escrito por:

Comunicação RGE    03/12/2014

A Rio Grande Energia (RGE) foi agraciada na noite desta terça-feira (2/12) com Prêmio Promotor da Paz 2014 – categoria Ação de Preservação ao Meio Ambiente, concedido pela Câmara de Vereadores de Gravataí. Em sessão solene realizada no plenário do Legislativo municipal, a Executiva de Relacionamento Poder Público e Grupo A da RGE – Região Metropolitana, Polyanna Souza da Cunha, e o Engenheiro de Serviços de Campo Líder, Fabio Drehmer, receberam o troféu referente ao desenvolvimento do projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência.

A Caravana RGE é uma iniciativa socioeducativa que, desde 2010, percorre os municípios da área de concessão da empresa com atividades sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica e a preservação dos recursos naturais, através de palestra, oficinas multidisciplinares, espetáculo teatral e experimentos científicos interativos.

Somente em Gravataí, 11.714 pessoas participaram do projeto em dois Seminários Regionais de Educação, destinados exclusivamente aos professores da região, e mais nove ações, realizadas para estudantes, educadores e comunidade, em locais como o Parcão, CTG Aldeia dos Anjos, Ginásio Aldeião, escolas e Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

"Estamos muito felizes com o prêmio e com o envolvimento dos alunos e professores de Gravataí neste projeto tão importante desenvolvido pelo nosso Programa de Eficiência Energética. A RGE acredita no poder da educação como elemento essencial para a criação de uma sociedade mais sustentável", destaca Polyanna Cunha.

Em sua décima edição, o prêmio homenageou, em seis categorias, entidades que se destacaram com ações na construção da cultura da paz no município. Para o Presidente da Câmara, vereador Evandro Soares, é uma forma das organizações mostrarem que também são responsáveis pelo desenvolvimento de Gravataí.

Conheça o projeto

O Caravana RGE - Educando para a eficiência é um projeto educativo itinerante que leva informação, cultura e conhecimento sobre eficiência energética, uso seguro da energia elétrica, meio ambiente e sustentabilidade a estudantes e professores das escolas públicas dos municípios da área de concessão da empresa. Combinando arte, ciência, diversão e aprendizado, o projeto se apresenta em dois momentos. O primeiro são os Seminários Regionais de Educação, preparados especialmente para os professores, visando à capacitação e a troca de experiências, através de palestra, oficinas multidisciplinares, espetáculo teatral e visita ao Túnel do Conhecimento. Em um segundo momento, toda a estrutura da Caravana RGE é levada aos municípios participantes do Seminário, com ações para os estudantes.

Na ocasião, os professores já familiarizados à proposta, levam seus alunos para conhecerem a Arena Cênica, composta pelo Túnel do Conhecimento – uma verdadeira exposição científica interativa, com vários experimentos sobre os processos de geração de energia e sua importância – e pelo espetáculo teatral "Viagem ao mundo da eletricidade", que de forma lúdica e atraente conta a história da menina Lúcia e suas aventuras em busca do conhecimento sobre a origem da energia. Nos dois momentos, são entregues materiais didáticos, para que a temática abordada continue sendo trabalhada em sala de aula.

Mais de 490 mil pessoas já participaram das ações do projeto, dentre as duas edições finalizadas (2010 e 2012/2013), e a terceira etapa, que está em andamento, seguindo até o final deste ano. Com as três edições do projeto, todos os 264 municípios da área de concessão da RGE terão sido contemplados com a proposta socioeducativa.

Tags: