Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE oferece curso gratuito de Eletrotécnica e NR 10 em cinco regiões do Estado pelo Programa de Eficiência Energética

Escrito por:

Comunicação RGE    10/12/2014

A Rio Grande Energia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-RS, oferece curso profissionalizante e gratuito, nos municípios de Bento Gonçalves, Erechim, Frederico Westphalen, Santa Rosa e Santo Ângelo. A iniciativa integra as ações do Programa de Eficiência Energética da RGE – PEE-RGE, elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Para inscrever-se é necessário comparecer a unidade do SENAI Frederico Westphalen que fica na rua Piracicaba, 579, no bairro Santo Inácio munido de documento de identificação e  certificado de conclusão do ensino médio.

O primeiro módulo – Eletrotécnica Básica – tem carga horária de 120 horas e está sendo ministrado de segunda à sexta-feira, das 18h30min às 22h30min, totalizando 30 noites. O segundo módulo – NR 10 Básico – tem duração de 40 horas, e também acontece de segunda à sexta-feira, à noite. Todos os alunos que tiverem frequência mínima de 75% receberão certificado durante a solenidade de formatura. São pré-requisitos para participarem dos cursos, ensino fundamental completo e idade a partir de 18 anos.

Luiz Carlos Lopes Júnior, gerente de Eficiência Energética, explica que o PEE da RGE está subsidiando o transporte público local e oferecendo lanche no intervalo das aulas para todos os alunos, além do material didático e uniforme que todos receberam. Esta é mais uma iniciativa da RGE, por meio do projeto RGE na Comunidade – Energia com Arte, integrante do PEE-RGE, que objetiva promover geração de renda e conhecimento às comunidades da sua área de atuação.

Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE) existe há 15 anos e é elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, a educação para a utilização racional dos recursos naturais, além de diversas outras ações, dentro dos projetos: RGE na Comunidade; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento, RGE nos Prédios Públicos e Caravana RGE – Educando para a eficiência. Com um investimento de R$ 122.781.607,00 em 65 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 78.576 kW e de Energia Conservada de 268 GWh/ano.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Tags: