Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE investe em ações de proteção permanente do meio ambiente

Escrito por:

Comunicação RGE    24/02/2013

A Rio Grande Energia (RGE) possui uma gestão com foco em ações ambientais e sociais que visam proporcionar qualidade de vida às comunidades da sua área de concessão, além de diminuir o impacto ambiental das obras realizadas pela concessionária para otimizar o sistema de fornecimento de energia. Ao longo de 2012, a empresa realizou diversos projetos de Gestão Ambiental, os quais geraram a distribuição de 78 mil mudas de árvores para comunidades da sua área de concessão. Deste total, 47 mil mudas eram de Araucária e foram distribuídas em Nova Petrópolis e localidades, contribuindo com as paisagens que atraem milhares de turistas anualmente. Outras 31 mil mudas de espécies de árvores nobres, como Grápia, Louro e Cedro, foram distribuídas em Crissiumal e mais 30 municípios da região.

A RGE realiza parcerias com secretarias de meio ambiente de diversos municípios de sua área de concessão para a viabilização de seus projetos ambientais, além de promover eventos e ações em escolas públicas. O objetivo é o de conscientizar crianças, adolescentes e agricultores sobre a importância da preservação e propagação de espécies, como a Araucária. Nesses eventos, a distribuidora dissemina informações sobre a possibilidade de cultivo e posterior aproveitamento da madeira de árvores nativas e de seus subprodutos.

Em 2012, a RGE apoiou a criação do Arboreto Estação Verde em uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do RS e a Prefeitura Municipal de Estação. O arboreto constitui em uma coleção de árvores plantadas para fins diversos, como a aplicação de estudos científicos, fornecimento de sementes, conservação de espécies raras, abrigo para a fauna, entre outros. Na área de 2,3 hectares, os técnicos de meio ambiente da RGE auxiliaram e orientaram dezenas de crianças de escolas públicas da cidade a realizarem o plantio de aproximadamente 500 mudas de 40 espécies florestais.   

Com foco em regiões urbanas, a distribuidora realizou o plantio de mais de 500 mudas de árvores em ruas e avenidas de Gravataí e Antônio Prado. Em áreas indígenas foram mais de 1.400 mudas plantadas nos municípios de Riozinho e Cacique Doble, incluindo ações de educação ambiental, como distribuição de materiais para alunos indígenas e palestras ministradas por técnicos em meio ambiente da RGE. Tais ações proporcionam relevantes benefícios ambientais às comunidades, como: sombreamento, despoluição do ar, ornamentação, melhoria do clima urbano, maior equilíbrio ecológico, amenização da poluição sonora e prevenção contra inundações.

Em 2013, a RGE planeja a continuidade de diversos projetos em andamento e a criação de novas iniciativas, como o apoio a reestruturação do Parque Municipal Longines Malinowski, em Erechim. A Campanha de Repovoamento da Araucária chegará a sua 11ª edição, já a Campanha Plante Árvores Nobres alcançará sua 10ª etapa. Os projetos de arborização urbana, que já contemplaram mais de 60 municípios da área de concessão da RGE, terão prosseguimento em 2013, bem como o apoio ao arboreto Alto Uruguai, em Barão de Cotegipe e o arboreto Estação Verde.  

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Tags: