Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE inicia por Gravataí programa de substituição de geladeiras

Escrito por:

Comunicação RGE    18/08/2011

A RGE inicia por Gravataí seu programa de substituição de geladeiras com alto consumo de energia elétrica de clientes de baixa renda. A partir desta segunda-feira (8/8), a concessionária efetuará a troca de 161 equipamentos nos bairros Morada do Vale, Loteamento Campestre Xará, Tom Jobim, Parque dos Eucaliptos e Santa Fé. Até o final de 2011, a RGE substituirá 1,5 mil geladeiras, contemplando também clientes de Cachoeirinha e Passo Fundo.

A ação integra o Programa de Eficiência Energética da RGE que investirá R$ 70 mil na substituição dos equipamentos em Gravataí, visando ampliar sua inserção social por meio de soluções energéticas sustentáveis e padrões de consumo de energia eficientes. Não há custo para os consumidores contemplados. "Este é um projeto que promove a inclusão social através do acesso ao consumo de energia eficiente e sustentável", afirma Eugênio Medeiros, Gerente da Divisão do Poder Público e Projetos Especiais da RGE.

Somente em Gravataí, o programa de substituição de geladeiras da RGE deverá gerar uma economia de energia de 77,28 MWh/ano. Para o cliente beneficiado, o equipamento novo representa uma economia de até 50% em relação ao antigo.

O Programa

- Para ser contemplado pelo programa os clientes deve participar de programas sociais do governo federal, comprovado através da apresentação do documento NIS (Número de Identificação Social) e ter registrado o benefício junto à concessionária. Também deve estar em dia com o pagamento de contas de energia;

- Com o apoio das prefeituras, a concessionária seleciona bairros carentes a serem contemplados com as ações;

- Para selecionar os clientes contemplados, foi realizada uma pesquisa em que se verificou as condições técnicas dos aparelhos antigos, que devem ter mais de cinco anos de uso, e o interesse em receber uma geladeira nova.

- Os equipamentos recolhidos serão encaminhados para reciclagem;

- Depois de Gravataí, serão contemplados, em 2011, clientes de Cachoeirinha e de Passo Fundo.

Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia – RGE completa 12 anos em 2011. Com o objetivo de combater o desperdício de energia elétrica são implantadas ações como substituição de equipamentos ineficientes, doação de lâmpadas, adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, entre outras, dentro dos projetos: RGE em Casa; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 82.303.250,89 em 51 Projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma Demanda Evitada de 69.094,19 kW e de Energia Conservada de 238.911,40 MWh/ano.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Tags: