Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE inicia obras de saneamento eficiente na Corsan em Bento Gonçalves

Escrito por:

Comunicação RGE    20/09/2014

O lançamento das obras que serão executadas com recursos do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE) na Estação de Tratamento de Água (ETA) 3S, unidade Bento Gonçalves, será realizado na próxima quinta-feira (25), às 15 horas, na sede da Corsan (Rua Herny Hugo Dreyer, 556 – bairro Planalto). As ações, que serão concluídas em dois meses, são divididas em duas frentes: otimização do bombeamento e redução de perdas de água e energia elétrica. As melhorias no sistema de distribuição de água tratada deverão gerar uma economia de energia anual de 770,77 MWh e uma redução de demanda na ponta de 15 kW.

O investimento de aproximadamente R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), feito pela RGE, também resultará na contenção de cerca de 360 milhões de litros de água por ano. Trata-se da quantidade de energia e água suficientes para abastecer 409 residências com luz e 5 mil com água durante o período de um ano. Outros ganhos estão na modernização e maior confiabilidade do sistema. A redução de perdas, por sua vez,  terá foco na  otimização do sistema de distribuição de água tratada, sendo prevista a automação da estação de bombeamento 3S com variação de velocidade do motor da bomba a partir das pressões obtidas da rede. Para redução de vazamentos, serão instaladas seis válvulas redutoras de pressão.

As ações no sistema de bombeamento de água tratada irão aperfeiçoar o rendimento do sistema possibilitando redução de consumo energético. Para tanto, será substituído um dos motores por modelo de maior rendimento e uma das bombas existentes por um modelo com vedação por selo mecânico, acompanhadas de readequação de alvenaria e hidráulica da base de fixação do conjunto. Será substituído, ainda, um dos painéis de acionamento existentes por modelo equipado com inversor de frequência.

A RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte nordeste do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de cidades do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

 
Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE) existe há 15 anos e é elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, a educação para a utilização racional dos recursos naturais, além de diversos outros atos, dentro dos projetos: RGE na Comunidade; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento, RGE nos Prédios Públicos e Caravana RGE – Educando para a eficiência. Com um investimento de R$ 122.781.607,00 em 65 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 78.576 kW e de Energia Conservada de 268 GWh/ano.​

Tags: