Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE é agraciada como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil

Escrito por:

Comunicação RGE    18/07/2013

A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de energia elétrica do Grupo CPFL Energia, que atende a 264 municípios no Norte, Nordeste, Noroeste do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, foi agraciada, na noite de ontem, 16 de julho, com o Prêmio Abradee 2013. Entre as concessionárias com mais de 500 mil consumidores, a RGE ganhou o prêmio Nacional e venceu também nas categorias Avaliação pelo Cliente, Gestão Operacional e melhor concessionária da Região Sul". A distribuidora foi indicada, ao todo, em seis categorias, o maior número dentre as empresas finalistas. 

O Diretor-Presidente da RGE, Ricardo Siufi, esteve em Brasília para receber o prêmio, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), assim como o presidente da holding CPFL Energia, Wilson Ferreira Jr. O evento de premiação contou também com a  presença o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão.

A premiação é resultado de uma pesquisa anual promovida pela Abradee – Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica para medir a satisfação dos clientes residenciais, e realizada desde 1999. Para esta edição, foram realizadas 25,3 mil entrevistas em 911 municípios de 26 estados brasileiros e contou com a adesão de 46 distribuidoras do país. 

O levantamento é feito anualmente para medir a percepção do cidadão em relação ao serviço prestado pelas concessionárias de energia elétrica. A pesquisa de satisfação junto a clientes residenciais englobam critérios como o atendimentos, informação e comunicação, conta de energia, responsabilidade social, iluminação pública, imagem, itens que compõem o Indice de Satisfação da Qualidade Percebida (ISQP).  

Os dados apurados mostram um aumento do índice de satisfação do consumidor em relação a 2012, subindo de 78,2% para 78,7% (com margem de erro de 1,3 ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95,5%) na média nacional. Desde 2005, o serviço de distribuição de energia elétrica tem mais de 76% de aprovação entre os consumidores brasileiros. Especificamente na Região Sul, onde atua a RGE, a marca foi de 87,6% de satisfação, 2,2 pontos percentuais a mais que em 2012 e o maior índice dentre as regiões pesquisadas.

As indicações também são feitas com base em categorias que avaliam a gestão operacional das empresas, além da qualidade da gestão administrativa, econômica e financeira das distribuidoras e ações de responsabilidade social.

Outras duas distribuidoras do grupo, CPFL Leste e CPFL Paulista foram agraciadas com o prêmio. A CPFL Leste, dentre as distribuidoras com até 500 mil clientes, venceu nas categorias Nacional, Avaliação pelo Cliente e Responsabilidade Social; a CPFL Paulista foi vencedora como a melhor distribuidora da Região Sudeste. 

O evento de premiação contou também com a presença do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão; o secretário executivo, Márcio Zimmemann; o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto; o diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp; presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim; presidente do Conselho de Administração da CCEE, Luiz Eduardo Barata; o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Ribeiro; os representantes das demais distribuidoras e parlamentares.

O Prêmio Abradee é uma iniciativa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica que visa estimular a cooperação e o aprimoramento da gestão das empresas, reconhecendo as melhores práticas das distribuidoras do país. Este é o quarto ano consecutivo que a RGE é agraciada como Melhor Distribuidora da Região Sul.    

Sobre a RGE
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Tags: