Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE é agraciada com o Prêmio Nacional da Qualidade 2011

Escrito por:

Comunicação RGE    30/10/2011

A RGE, empresa integrante da holding CPFL Energia, está entre as grandes vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) 2011, maior reconhecimento a excelência na gestão das empresas sediadas no Brasil. O PNQ é outorgado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), organização respeitada internacionalmente por sua atuação na promoção da competitividade e disseminação dos fundamentos da excelência da gestão.

A chancela do PNQ garante à RGE o reconhecimento como uma empresa de Classe Mundial, em condições de servir como referencial da Excelência na gestão para organizações de todo o mundo. A concessionária foi a única empresa da Região Sul premiada nesta edição do PNQ.

"A premiação no PNQ, e o conseqüente status de empresa Classe Mundial é o reconhecimento de um trabalho sério e continuo que envolve todos os colaboradores da RGE. Vínhamos aprimorando nossa gestão em busca desta distinção que comprova o acerto de nossos esforços na busca da qualidade crescente dos serviços que oferecemos aos nossos clientes, afirma Luis Henrique Ferreira Pinto, Diretor-Presidente da RGE. Neste ano, a concessionária já havia sido vencedora do Prêmio Abradee (Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica), na categoria Região Sul.

A busca pela excelência tem sido uma marca na gestão da RGE. Em dezembro de 2007, a concessionária obteve a certificação do Sistema de Gestão Integrado (SGI). Foi a primeira empresa de energia do Sul do País a obter a certificação integrada do processo de Distribuição e Comercialização de Energia Elétrica, contemplando as dimensões da Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008), Ambiental (ISO 14001:2004), Saúde e Segurança (OHSAS 18001:2007) e Responsabilidade Social (SA 8000:2008). Também foi pioneira no Rio Grande do Sul na certificação ambiental para sistemas de subtransmissão de energia, em 2007. Em 2009, a RGE conquistou a certificação NBR 9050, que reconhece a facilidade de circulação de visitantes e colaboradores portadores de necessidades especiais em sua sede de Caxias do Sul.

Esta foi a 20ª edição do PNQ. A definição das organizações premiadas e finalistas do prêmio ocorre através de um processo de avaliação que inclui analise de questionários de gestão, e visitas técnicas realizadas por profissionais treinados. Para credenciar-se ao prêmio é preciso atender aos Fundamentos da Excelência por oito critérios (Liderança, Estratégias e Planos, Pessoas, Processos, Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimento e Resultados), além de alcançar uma série de resultados positivos no desempenho da sua gestão.

Nesta edição, 41 empresas se candidataram ao prêmio, e 25 delas passaram para a etapa de visitação, quando foram avaliadas por 430 examinadores voluntários. Além da RGE, mais três empresas – CPFL Paulista, Companhia Energética do Ceará e CPH Eletrobrás Eletronorte Tucuruí – foram premiadas pelo PNQ neste ano. Também foram reconhecidas como finalistas a Ampla, Energisa Paraíba, Itaú Private Banking, Suspensys e Randon Implementos.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Tags: