Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE e SEMA distribuirão 70 mil mudas de árvores nobres e dez toneladas de pinhão

Escrito por:

Comunicação RGE    30/08/2011

Em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), inicia neste mês a distribuição de 70 mil mudas de árvores nobres e araucárias, em aproximadamente oitenta municípios de sua área de concessão. As ações integram a 8ª Campanha Plante Árvores Nobres e 9ª Campanha de Repovoamento da Araucária que neste ano deverão distribuir o dobro do número de mudas em relação a 2010.

As cerimônias de lançamento das campanhas foram realizadas em Serafina Correa e São Luiz Gonzaga e propiciaram aos presentes apresentações teatrais e de bandas marciais de escolas dos municípios.  

Além da entrega de mudas e pinhões em embalagens alusivas à Campanha da Araucária, serão distribuídas cartilhas com informações sobre as espécies de árvores nobres doadas, entre elas Cerejeira, Angico Vermelho, Uvaia, Guabiju, Araucária, Ipê da Serra, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Louro, Cedro, Caroba e Grápia.

Realizada pela RGE e SEMA desde 2002, a Campanha de Repovoamento da Araucária busca estimular o plantio da espécie, distribuindo mudas e sementes, além de cartilhas educativas. Já a Campanha Plante Árvores Nobres, foi iniciada em 2003, sendo resultado também de parceria entre as duas instituições, visando à distribuição de mudas de diversas espécies tidas como raras e difíceis de serem encontradas em viveiros. O maior intuito das instituições, além da propagação das espécies utilizadas, traduz-se no trabalho de educação e conscientização ambiental de crianças e jovens das comunidades dos municípios envolvidos com as Campanhas, onde centenas de estudantes estarão presentes em ambos os eventos de lançamento. Estima-se que, desde o ano de 2002, aproximadamente 750 mil mudas foram plantadas pela comunidade da área de concessão da RGE.    

As mudas estarão disponíveis nas instalações da RGE ou do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da SEMA (DEFAP) nos municípios de Erechim, Gravataí, Taquara, Canela, Lagoa Vermelha, Vacaria, Palmeira das Missões, Três Passos, Santa Rosa, Santo Ângelo, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Caxias do Sul, Nova Prata, Passo Fundo e Bento Gonçalves. Nos demais municípios da área de concessão da RGE é possível solicitar mudas através do telefone (54) 3206-3739. Maiores informações sobre as campanhas podem ser obtidas no site http://www.rge-rs.com.br.

  

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Tags: