Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE conquista Prêmio Expressão de Ecologia pelo quinto ano consecutivo

Escrito por:

Comunicação RGE   09/03/2011

​Pelo quinto ano consecutivo, a RGE foi agraciada pelo Prêmio Expressão de Ecologia 2010, um dos mais importantes do sul do país. A concessionária foi agraciada na categoria Gestão Ambiental, pelo projeto Proteção Ambiental na Construção de Redes de Distribuição de Energia.

O Prêmio Expressão de Ecologia, que é oferecido pela Editora Expressão, está em sua 18ª edição. Neste ano, a premiação, dividida em 20 categorias, registrou a inscrição de 153 projetos de organizações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Prêmio Expressão de Ecologia é certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental sul do país. Em suas 18 edições, o prêmio contabiliza 1.674 projetos inscritos.

Projeto Proteção Ambiental na Construção

de Redes de Distribuição de Energia

O projeto premiado visa minimizar os impactos ambientais na construção de redes de distribuição da RGE através de um apurado planejamento dos traçados de expansão do sistema elétrico. Este trabalho considera a conservação da flora e fauna, questões socioambientais, locais com valor histórico e cultural e áreas de preservação permanente. Além dessa preocupação, a RGE aplica nesta expansão tecnologias e investimentos que favorecem a preservação do meio ambiente, como redes compactas, cabos multiplexados, cruzetas beco, transformadores em postes de concreto, entre outras.

- O esforço para a redução dos impactos ambientais no planejamento e construção de redes de distribuição da RGE traz benefícios imediatos ao meio ambiente e à empresa. Porém o grande valor destas ações se traduz nos ganhos a médio e longo prazo, onde gerações futuras poderão perceber e usufruir de um ambiente mais equilibrado e sustentável, afirma Roberto Sartori, Gerente do Departamento de Serviços de Rede Leste da RGE.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Tags: