Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE conclui obra no Quartel da Brigada Militar de Cruz Alta

Escrito por:

Comunicação RGE    13/05/2014

A eficientização de prédios públicos, gerando significativa redução no consumo de energia é uma das linhas de atuação do Programa de Eficiência Energética da RGE. Neste mês a concessionária concluiu uma obra realizada no Quartel da Brigada Militar de Cruz Alta. A estimativa é uma redução de 66% dos gastos anuais com iluminação.

O projeto visa a troca de um conjunto de iluminação de baixa eficiência por outro de alta eficiência. Para isso, será realizada a aplicação de equipamentos com a tecnologia LED, sem que seja necessária uma adequação sofisticada devido ao seu preço mais elevado no mercado. Além disso, a troca também conscientiza quanto a atual legislação vigente no Brasil que prevê o fim do uso de lâmpadas incandescentes até 2017.

As lâmpadas com a tecnologia LED possuem circuitos eletrônicos diferenciados com recursos para diminuir a emissão de calor. "A durabilidade chega a ser 25 vezes maior que as lâmpadas incandescentes. A energia elétrica que os equipamentos de iluminação com LED consomem em luz é 60% convertida, demonstrando seu eficiente funcionamento", explica o engenheiro-eletricista do Programa de Eficiência Energética da RGE, Cristian Sippel.

Os benefícios são inúmeros se comparada com a lâmpada comum. Segundo Sippel, a lâmpada LED tem a vantagem que não esquenta, tem um gasto de energia reduzido entre 70 e 80% e dura até 50 vezes mais que a incandescente.

O Programa de Eficiência Energética existe há 14 anos e já promoveu 65 projetos, tais como o Sistema de Aquecimento Solar, a instalação de recuparadores de calor Rewatt e a eficientização dos prédios públicos. Para alcançar o objetivo de disseminar uma consciência energética a população a RGE, no conjunto de todas essas ações, investiu ao longo do período R$ 122.781.607,00. Por ano são economizados 78.576 quilowatts, dado que revela a excelência do Programa.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Tags: