Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE alerta para a incidência de raios durante tempestades de verão

Escrito por:

Comunicação RGE    17/02/2013

Com o ápice do verão e a chegada do período chuvoso, há um aumento na incidência de ventos e descargas atmosféricas, conhecidos popularmente como raios. Os raios podem atingir diretamente pessoas e imóveis ou mesmo por meio de objetos metálicos ou equipamentos eletrônicos, telefonia, antenas, rede de TV e Internet via cabo ou rede de energia elétrica.

O sistema de distribuição de energia elétrica da Rio Grande Energia (RGE) possui para-raios instalados ao longo das redes e junto aos equipamentos. O objetivo das instalação dos para-raios é proteger o sistema elétrico como um todo.

Para a proteção das instalações elétricas internas e dos aparelhos elétricos de residências e demais unidades consumidoras é necessária a instalação de equipamentos denominados de DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos, conforme norma técnica da ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão. A instalação desses equipamentos é de responsabilidade dos proprietários e moradores.

A queda de raios é um fenômeno natural e pode provocar estragos e acidentes em áreas urbanizadas. A concessionária alerta seus clientes sobre a importância de estar atento e tomando os devidos cuidados para evitar acidentes caudados por esses fenômenos.

Dicas e cuidados para evitar acidentes com raios

  • Quando ouvir os primeiros trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
  • Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele;
  • Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
  • Não fique embaixo de árvores ou dentro de estábulos;
  • Durante temporais, evite aglomerações;
  • Nunca fique dentro ou perto de reservatórios de água, como piscinas, o mar, lagos ou rios;
  • Não fique perto de construções ou objetos metálicos que tenham ligações com o exterior, como janelas, cercas ou varais metálicos;
  • Não segure objetos metálicos nas mãos, se estiver em campo aberto;
  • Se estiver na estrada ou na rua, dentro de um veículo, feche os vidros e permaneça dentro dele;
  • Os cabos telefônicos e mesmo os cabos de TV por assinatura são capazes de conduzir a corrente elétrica até os aparelhos, que mesmo desligados da tomada ou em locais com Dispositivo de Proteção contra Surtos podem ser danificados. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia e TV a cabo.

Não bastando os riscos de ser atingido por um raio, há outro risco trazido pelas tempestades: o rompimento e queda de fios e cabos no solo. Existem equipamentos de proteção na rede elétrica que servem para desligar automaticamente o fornecimento de energia nesses casos. Mesmo assim, ninguém deve se aproximar ou tocar na fiação caída. Ao ver um fio caído na rua, a pessoa deve manter uma distância segura e entrar em contato com a concessionária.

Nesses casos, a RGE disponibiliza diversos canais de atendimento com o propósito de atender os clientes de forma rápida e eficiente como o RGE 24 Horas - 0800 970 0900.  Além deste canal, os clientes da concessionária podem registrar gratuitamente ocorrências de falta de energia através do envio de SMS. Para isso, o cliente deve enviar a palavra LUZ + o número da UC (Unidade Consumidora) para o número 27350.  Em seguida ele receberá uma mensagem de retorno com o protocolo de atendimento e a confirmação da sua solicitação ou nova orientação para contato com a RGE. Este serviço está habilitado para receber mensagens de todas as operadoras de telefonia.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Tags: