Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Projeto da RGE de eficientização energética do Fundaparque é duplamente premiado

Escrito por:

Comunicação RGE    19/10/2011

Projeto executado pela RGE No Fundaparque, em Bento Gonçalves, representou uma economia de 405,20 MHw/ano

A obra de eficientização energética executado pela RGE na Fundação Parque de Eventos e Desenvolvimento de Bento Gonçalves (Fundaparque), receberá nesta semana, dois reconhecimentos. O projeto, que representou uma economia de 405,20 MHw/ano ao Fundaparque, foi selecionado nas premiações da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), da Eletrobras.

No V Prêmio Abilux o projeto da RGE se destacou como um dos premiados na categoria Shoppings e Entretenimento. A entrega da distinção ocorre no dia 20 de outubro, em São Paulo. Já pela Eletrobras, o projeto foi destaque no Prêmio PROCEL Cidade Eficiente em Energia Elétrica, na categoria Prédios Públicos Municipais. A entrega ocorre no dia 25 de outubro, em Goiânia.

A eficientização do Fundaparque foi concluída em 2010, através do projeto RGE nos Prédios Públicos, do Programa de Eficiência Energética da concessionária. A RGE investiu cerca de R$ 415 mil na melhoria de 1.081 pontos do sistema de iluminação, gerando uma economia de 56% ao Fundaparque. A substituição de todas as luminárias, lâmpadas e reatores eletromagnéticos de baixo rendimento proporcionaram uma melhor distribuição da luminosidade nos ambientes, com redução do consumo de energia elétrica e da demanda na ponta.

Além destas ações, foi elaborado um projeto de automação para o sistema de iluminação onde o painel de proteção e o acionamento seletivo dos sistemas dos pavilhões serão controlados remotamente, via telefone celular ou qualquer computador que tenha ligação com a rede e o software instalado. O Fundaparque conta com 58 mil metros quadrados de área construída.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Tags: