Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Programa ambiental da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó é destaque em congresso mundial na República Tcheca

Escrito por:

Comunicação RGE    19/10/2011

​O presidente da CPFL Geração, Paulo Eduardo de Almeida Godoy, está na República Tcheca para apresentação do programa de restauração florestal desenvolvido pela Camargo Corrêa e a consultoria ORBI – Biotecnologias Sustentáveis para a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó. O empreendimento foi inaugurado no final do ano passado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e teve seu case selecionado entre 900 trabalhos para ser apresentado no Congresso Mundial de Grandes Barragens, a Hydro 2011, maior fórum mundial do setor de energia, que acontece até amanhã, em Praga.

O trabalho consiste na produção de aproximadamente um milhão de mudas a partir de sementes de espécies nativas da Mata Atlântica, um dos biomas mais importantes e ameaçados no País. As mudas se desenvolvem em um viveiro instalado na Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó e, quando alcançam o tamanho ideal, são plantadas no ecossistema por meio da restauração de áreas impactadas. O programa também envolve a conscientização ambiental de trabalhadores e comunidades que residem na região onde a usina está instalada.

Para Paulo Eduardo de Almeida Godoy, Presidente da CPFL Geração, acionista majoritária da Foz do Chapecó Energia S.A., a apresentação em Praga mostra ao mundo o empenho do Brasil em buscar o desenvolvimento sustentável. "Foz do Chapecó demonstrará que o setor elétrico brasileiro tem grande respeito pelas questões ambientais e desenvolve projetos com alta tecnologia no sentido de minimizar os impactos gerados pelos empreendimentos e combater males da atualidade, como o aquecimento global", enfatiza.

Foz do Chapecó

A Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó está instalada entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul. Sua potência instalada é de 855 MW, o equivalente a 25% do consumo do Estado de Santa Catarina ou a 18% do consumo do Rio Grande do Sul. A Foz do Chapecó Energia, detentora da concessão da hidrelétrica, é formada pelas empresas CPFL (51%), Eletrobras Furnas (40%) e CEEE-GT (9%).

Tags: