Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

PGQP divulga as vencedoras da 17ª edição do Prêmio Qualidade RS. RGE receberá Troféu Diamante

Escrito por:

Comunicação RGE    04/07/2012

O Prêmio Qualidade RS, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), reconhecerá 79 organizações em sua 17ª edição. Referência internacional por sua capacidade de mobilização e disseminação das práticas de gestão, a cerimônia de premiação do tradicional Oscar da Qualidade tem entrada franca e ocorre dia 17 de julho, a partir das 19h, no Pavilhão de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. A grande festa, que também marca o aniversário de 20 anos do PGQP, acontece durante o 13º Congresso Internacional da Gestão, considerado o maior evento do mundo na área. Nesta edição, foram 131 candidatas, de pequeno, médio e grande porte, nos diversos segmentos da economia gaúcha, nas categorias Medalha de Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Além de premiar as campeãs na área da Gestão da Qualidade, o PGQP realiza a segunda edição da iniciativa que estimula o desenvolvimento de processos inovadores na gestão. Na mesma oportunidade, duas organizações serão agraciadas como Destaque no Prêmio Inovação. E além de premiar as organizações, em celebração aos seus 20 anos, o PGQP vai reconhecer as pessoas que contribuem para esta trajetória. Serão cerca de 50 homenagens durante a solenidade festiva para voluntários, gestores públicos, lideranças empresariais e empreendedores, entre outros, nas categorias "Visionários", "Missão Vitoriosa" e "Conhecimento". 

Prêmio Qualidade RS

As vencedoras do Prêmio Qualidade RS na categoria Troféu Diamante são Rio Grande Energia S.A (RGE) e Master Sistemas Automotivos Ltda. Conquistaram o Troféu Ouro quatro organizações: Sirtec Sistemas Elétricos Ltda; Senac Lajeado; Senac Santa Cruz do Sul e Sesc Camaquã. Receberão Troféu Prata 9 organizações, Troféu Bronze 41 e Medalha de Bronze 23. São premiadas, pela primeira vez no Prêmio Qualidade RS, 28 organizações.  (veja a lista completa das vencedoras e links para fotos abaixo do release).  

Participaram da avaliação 350 examinadores e 30 juízes e relatores, em um processo de candidatura, avaliação e julgamento rigoroso, que dura cerca de um ano. Entre as vencedoras, 60 são da área de Serviços, 7 da Indústria, 7 do Comércio e 5 são da Administração Pública. O grupo que receberá o reconhecimento também se divide entre 24 representantes da Capital e 55 do interior do RS.

Prêmio Inovação PGQP

Este ano, pela segunda vez, também será entregue o Prêmio Inovação PGQP. Nesta edição, a empresa Altus Sistemas de Informática S.A. e a Prefeitura Municipal de Canoas serão as agraciadas, pois conquistaram Destaque nas Dimensões Liderança e Estratégia. A iniciativa avalia as candidatas por meio de um instrumento que é pioneiro dentre os programas de Qualidade no País e foi criado para estimular o desenvolvimento de processos inovadores na gestão: o Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (SAGRI).

"Este é um momento especial, pois o PGQP completa 20 anos em uma caminhada que tem tornado o RS mais eficiente e competitivo. Nos orgulhamos em atuar na promoção da competitividade sustentável, realizando, novamente, em nome de toda a sociedade gaúcha, este grande reconhecimentoàqueles que buscam a excelência em gestão. Além disso, temos ampliado o trabalho, disponibilizando a todas as organizações os Sistemas de Avaliação que contribuem para aumentar a qualificação e a implementação de práticas inovadoras em gestão no Estado. O Prêmio Qualidade RS já é considerado um dos mais importantes do Brasil, devido ao rigoroso método de avaliação e à grande adesão de participantes. Com o Prêmio Inovação, buscamos gerar um conhecimento capaz de transformar as estratégias, adicionar valor ao negócio e tornar a estrutura organizacional mais flexível e colaborativa. São iniciativas fundamentais para que as organizações possam avançar cada vez mais frente aos desafios globais", destaca o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola.

Qualidade RS

O Prêmio Qualidade RS, criado em 1996 pelo PGQP, proporciona às vencedoras visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade, incentivo à força de trabalho e maior autoestima dos colaboradores, além do reconhecimento da comunidade e dos parceiros de mercado com informações sobre práticas bem-sucedidas, preconizadas nos conceitos internacionais do Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Reconhecido como o Oscar da Qualidade, promove a avaliação da gestão das organizações em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Em toda a história do Prêmio Qualidade RS (de 1996 a 2012), foram 2068 candidatas, totalizando 1270 reconhecimentos e 657 organizações diferentes premiadas. Ao todo, já foram treinados 6496 examinadores, dos quais 3433 atuaram nas visitas às candidatas.

Inovação

O Prêmio Inovação PGQP reconhece as organizações do Estado que mais se destacam com desenvolvimento de processos inovadores na gestão. Por meio do SAGRI, as empresas obtêm uma ponderação específica sobre a inovação. A metodologia envolve seis estágios que avaliam a maturidade dos processos de inovação de cada participante, de inicial a consolidado. As dimensões determinantes para a pontuação das candidatas ao Prêmio são: método, ambiente, pessoas, estratégia, liderança e resultados. Já participaram da rigorosa avaliação, nas duas edições, 16 organizações gaúchas, que passaram pela autoavaliação, visita de examinadores e análise de uma banca de juízes.

SOBRE O PGQP

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) está completando 20 anos de atuação pela promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,7 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

Serviço:

O que: 13º Congresso Internacional da Gestão do PGQP, 17ª edição do Prêmio Qualidade RS e 2ª edição do Prêmio Inovação PGQP

Congresso: 16 e 17 de julho de 2012

Cerimônia dos Prêmios Qualidade RS e Inovação: 17 de julho, às 19h

Onde: Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787), em Porto Alegre/RS

Mais informações e inscrições: (51) 3216.8800 ou pelo site www.portalqualidade.com/pgqp

Acompanhe também as novidades via Twitter e Facebook: www.twitter.com/pgqp e www.facebook.com/qualidaders

Tags: