Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Novo transformador móvel é entregue em Palmeira das Missões

Escrito por:

Comunicação RGE    16/10/2011

Concessionária investiu R$ 3,5 milhões em equipamento, que ficará baseado em Palmeira das Missões e atenderá toda Regional Centro, abrangendo as regiões do Planalto Central, Missões, Alto Uruguai, Noroeste e Celeiro.

Já está à disposição da RGE um novo transformador móvel, equipamento que facilitará as ações ocasionadas por serviços e obras de manutenção de rede. A concessionária investiu R$ 3,5 milhões na aquisição do equipamento, que tem possibilidade de locomoção para todos os municípios da área de atuação da RGE, garantindo rapidez e agilidade na execução de serviços e emergências.

O novo transformador móvel ficará estacionado na Estação Avançada de Palmeira das Missões. Instalado sobre uma carreta rodoviária e construído especialmente para ter mobilidade ao ser transportado por meio rodoviário, o TR Móvel não sofre restrições de trânsito em estradas. O equipamento possui a potência nominal de 25 MVA e está adequado para ligar nas tensões primárias de 138kV e de 69kV e nas tensões secundárias de 23kV e de 13,8kV, compatível com o sistema de transmissão e distribuição da RGE.

"Isso significa que poderemos garantir e manter o fornecimento de energia aos consumidores, mesmo dentro das contingências, nos níveis qualitativo e quantitativo requeridos e adequados conforme as exigências regulamentadas pelo setor elétrico", explica Vanir Strada, gerente do Departamento de Serviço de Rede da Regional Centro da RGE.

Outra vantagem é o apoio ágil na execução das obras de ampliação nas subestações da RGE e a rapidez na manutenção nas 64 subestações, proporcionando a execução do serviço sem necessidade de desligamento no fornecimento de energia. Este é o segundo transformador móvel adquirido pela RGE. O outro está estacionado em Caxias do Sul, o que garante a cobertura de toda a área de concessão da empresa. A concessionária conta ainda com uma subestação móvel, em operação desde 2003. 

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Tags: