Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Nota à Imprensa

Escrito por:

Comunicação RGE    03/02/2014

A CPFL Energia informa que, às 14h03 de hoje (04/02), uma atuação do primeiro estágio do ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga, coordenado pelo ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, ocasionou o desligamento de 705 MW de carga, o que corresponde a 8,5% da demanda média das sete distribuidoras do Grupo CPFL no Estado de São Paulo (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz, CPFL Sul Paulista, CPFL Mococa, CPFL Jaguari e CPFL Leste Paulista). O processo de recomposição para essas distribuidoras teve inicio às 14h29, após a estabilização da frequência no sistema, e foi finalizado às 14h58, com restabelecimento para todos os clientes afetados, localizados nos seguintes municípios: Americana, Campinas, Piracicaba, Louveira, Jundiaí, Praia Grande, Santos, Itaí, São Roque, Hortolândia, Baguaçu, Birigui, Monte Azul Paulista, Guaíra, Sorocaba, Porto Feliz, São Bento do Turvo, Santa Cruz do Rio Pardo, Jaguariúna, Pedreira e São José do Rio Pardo.

Na RGE, distribuidora do Grupo CPFL que atende parte do Estado do Rio Grande do Sul, o ERAC ocasionou o desligamento de 250 MW de carga, o que corresponde a 13% da demanda média da empresa. Às 15h40, na região atendida pela RGE, o serviço já havia sido restabelecido para os clientes afetados, localizados nas regiões Vale dos Vinhedos, Noroeste, Encosta da Serra, Alto Uruguai, Metropolitana, Planalto, Região das Hortências, Vale do Rio Paranhana e Região da Produção.

O ERAC é um sistema de proteção coordenado pelo ONS – Operador Nacional do Sistema, que determina cortes de carga seletiva às concessionárias de energia elétrica, em momentos em que há redução de geração no Sistema Interligado. Este sistema de proteção é necessário para preservação do restante do Sistema Elétrico Nacional.

Tags: