Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Iluminação de Natal requer cuidados, alerta RGE

Escrito por:

Comunicação RGE    11/12/2011

O Natal está chegando e, com ele, as casas, o comércio e as ruas das cidades ficam mais iluminadas. Essa decoração, que encanta crianças e adultos e está cada vez mais presente nas cidades, requer alguns cuidados.

"Antes de ligar mais elementos à rede elétrica, é sempre recomendável fazer uma revisão nas instalações. Essa dica vale não só para essa época, mas para o ano todo", diz o gerente de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida da RGE, Vandro Pezzin.

Após algum tempo guardados, os piscas podem sofrer desgaste. Por isso, é importante também verificar as condições dos fios e fazer as instalações sempre com o pisca desligado da tomada. "Outro erro bastante comum é o uso de benjamins sobrecarregados. Isso pode fazer com que o limite seja ultrapassado, resultando em curto circuito", comenta Vandro. De forma alguma faça emendas nos fios do circuito de iluminação de Natal.

Por serem fontes de calor, as luzes precisam de acompanhamento contínuo e devem ser desligadas quando não houver alguém em casa ou quando estiverem dormindo. Evite o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis.

No caso das árvores de natal, é importante procurar pela etiqueta "resistente ao fogo". Essa medida pode evitar que, na eventualidade de um curto-circuito, seja provocado um incêndio. Mantenha a árvore distante de objetos que possam pegar fogo, como tapetes e cortinas. Evite o uso de luzes elétricas e piscas de árvores que contenham metal, pois estes materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos.

 "A aquisição de produtos certificados com o selo do Inmetro em lojas especializadas minimiza os riscos de curto e incêndio", finaliza o gerente.

Consumo
O aumento do consumo também pode ser minimizado. As lâmpadas de LED são mais econômicas e consomem menos energia.  A quantidade de lâmpadas utilizadas está diretamente relacionada ao consumo, portanto, o valor da fatura da eletricidade dependerá do número de lâmpadas que serão utilizadas.  Cada pequena lâmpada incandescente utilizada na decoração das árvores de Natal consome entre 1 watt e 5 watts. Portanto, um conjunto cem luzinhas (o modelo mais comum encontrado no mercado), tem uma potência equivalente a 100 W (o mesmo que uma lâmpada incandescente de 100 W, dessas encontradas nos supermercados) e 500 W. Uma lâmpada de 100 W acesa durante 10 horas consome 1kWh de energia elétrica.

Tags: