Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Hospitais Filantrópicos recebem certificação de gestão hospitalar da CPFL Energia

Escrito por:

Comunicação RGE    23/11/2011

Elevar o desempenho administrativo e a qualidade dos serviços de saúde prestados às comunidades. Esse é o principal objetivo do Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos, uma iniciativa inovadora e pioneira de profissionalização da gestão e eficientização energética dos hospitais. Desenvolvido desde 2005 pela CPFL Energia, o programa já beneficiou mais de 70 entidades do interior de São Paulo, capacitou mais de cinco mil profissionais diretamente e 20 mil indiretamente, beneficiando 4,5 milhões de pessoas, num investimento total de R$ 1,4 milhão por ano. Agora, os 42 hospitais participantes do Ciclo 2008-2010 receberão certificação de qualidade e gestão nas categorias Ouro, Prata e Bronze O evento será na próxima segunda-feira, 28 de novembro, às 14 horas, na sede da CPFL, em Campinas, e contará com a presença do presidente da CPFL Energia Wilson Ferreira Jr. e do secretário-adjunto da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, Ricardo Achilles.

O Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos consiste em aplicar à gestão hospitalar os critérios de excelência da gestão, sistematizados pela Fundação Nacional da Qualidade (MEG-FNQ). O tempo médio de duração de cada edição é de dois anos e, nesse período, é oferecida consultoria direta do CEALAG (Centro de Estudos da Santa Casa de São Paulo). Em trabalho conjunto, gestores e consultores constroem o planejamento estratégico anual, criam e revisam indicadores administrativos, financeiros, revisam procedimentos do corpo clínico e de enfermagem, ambientais e sociais. Periodicamente, os participantes são auditados pelo CQH (Compromisso pela Qualidade Hospitalar).

"É um mecanismo de incentivo para que os hospitais continuem a busca pela excelência, alcançando a pontuação e a qualidade exigidas nos critérios do CGH", explica Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL Energia.

A certificação é dividida em três categorias: Ouro, Prata e Bronze, de acordo com a pontuação obtida pelas instituições. Os critérios de pontuação foram definidos pelo CQH para hospitais com mais de 150 leitos. Outro critério de avaliação, criado pela CPFL em parceira com o CEALAG para hospitais de 50 a 150 leitos, também possui as mesmas três categorias e reconhece os esforços das instituições para melhorar os seus processos internos.

Além da capacitação e transferência de tecnologia de gestão, ele fomenta a criação de redes, mobilização social, voluntariado e realiza projetos de eficiência energética. São trocadas lâmpadas comuns por econômicas, equipamentos antigos por novos, ações que impactam na redução do consumo de energia.

No evento também será lançada a publicação "Boas Práticas para um Hospital Melhor", que reúne, de forma sintética, a metodologia utilizada nas atividades de capacitação oferecidas pelo programa (cursos e treinamentos). Cada capítulo conta com um case sobre o hospital destaque em determinada prática. A publicação será entregue para os hospitais participantes, estará disponível no formato eletrônico na área de sustentabilidade do site da CPFL Energia (www.cpfl.com.br) e poderá ser usado por qualquer hospital filantrópico brasileiro.

A partir de 2012, outras 78 instituições hospitalares serão convidadas a integrar a iniciativa, que beneficiará as regiões de Barretos, Campinas, Marília, São José do Rio Preto e São José do Rio Pardo.

Histórico

Desenvolvido pela CPFL em parceira com o CEALAG e FEHOSP (Federação dos Hospitais Filantrópicos de São Paulo), e apoio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, CQH (Compromisso pela Qualidade Hospitalar) e FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), o Programa de Revitalização Hospitalar privilegia as instituições filantrópicas das cidades atendidas pelas distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no estado de São Paulo.

O apoio sistemático aos hospitais filantrópicos teve início em 1997, a partir da privatização do setor elétrico. Até 2004, a CPFL Energia baseava suas ações em doações, principalmente de equipamentos hospitalares. A partir de 2005, quando recebeu o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), a CPFL revisou e mudou seu posicionamento em relação às instituições beneficentes. Substituiu as práticas assistencialistas pelo compartilhamento de informações e estímulo à formação de redes.

Entre 2005 e 2007 foi implantado um projeto piloto beneficiando 19 hospitais das regiões de Franca e Piracicaba. O sucesso motivou a difusão da iniciativa para todos os hospitais filantrópicos atendidos pela CPFL Energia no Estado de São Paulo.

Hospitais certificados pelo Programa Ciclo 2008-2010

Categoria Ouro:

AraçatubaSanta Casa de Araçatuba - Sede
SantosSanta Casa de Santos - Sede
Ribeirão PretoSanta Casa de Ribeirão Preto - Sede
AraçatubaHospital Neurológico Ritinha Prates
MatãoSanta Casa de Matão
São CarlosSanta Casa de São Carlos
SantosBeneficência Portuguesa de Santos
JaúHospital Amaral Carvalho de Jaú
Ribeirão PretoBeneficiência Portuguesa de Ribeirão Preto
BatataisSanta Casa de Batatais
CajuruSanta Casa de Cajuru
Monte AltoSanta Casa de Monte Alto
SertãozinhoSanta Casa de Sertãozinho
SorocabaHospital Santa Lucinda
VotorantimSanta Casa de Votorantim

Categoria Prata:

AraraquaraSanta Casa de Araraquara - Sede
BauruAssociação Hospitalar de Bauru - Sede
SorocabaSanta Casa de Sorocaba - Sede
AraçatubaHospital Psiquiátrico Benedita Fernandes
BiriguiHospital Psiq Felício Luchini de Birigui
PenápolisHospital Psiq João Marchesi de Penápolis
BiriguiSanta Casa de Birigui
PenápolisSanta Casa de Penápolis
IbitingaSanta Casa de Ibitinga
ItápolisSanta Casa de Itapolis
TaquaritingaSanta Casa de Taquaritinga
GuarujáHospital Santo Amaro do Guarujá
AgudosHospital de Agudos
Lençóis Paulista Hospital N.S. Piedade de Lençóis Paulista
DuartinaSanta Casa de Duartina
MacatubaSanta Casa de Macatuba
PederneirasSanta Casa de Pederneiras
São ManuelHospital Casa Pia de São Manuel
Dois CórregosSanta Casa de Dois Corregos
PirajuSociedade Beneficente de Piraju
JaboticabalIrmandade de Misericórdia de Jaboticabal
SerranaSanta Casa de Serrana
SorocabaHospital Evangélico de Sorocaba

Categoria Bronze:

GuararapesSanta Casa de Guararapes
ValparaísoSanta Casa de Valparaíso
BaririSanta Casa de Bariri
Barra BonitaSanta Casa de Barra Bonita

Serviço

Evento de certificação das entidades participantes do Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos

Data: 28 de novembro de 2011

Horário: das 14h às 17h

Local: CPFL Cultura

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera - Campinas – SP

Tags: