Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Grupo Camargo Corrêa mobiliza onze mil voluntários para dia de ações solidárias. Em Caxias do Sul ações serão na RGE

Escrito por:

Comunicação RGE    17/08/2011

No dia 21 de agosto, o Grupo Camargo Corrêa promove a terceira edição do Dia do Bem Fazer, evento que visa incentivar a prática do voluntariado entre funcionários de 17 empresas do Grupo, seus familiares, amigos e 230 parceiros entre fornecedores e organizações sociais. Serão 135 atividades simultâneas no Brasil e mais oito países: Argentina, Espanha, Paraguai, México, Peru, Estados Unidos, Angola e Venezuela. Todas têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde as empresas atuam.

O Dia do Bem Fazer surgiu em 2009, para comemorar os 70 anos do Grupo Camargo Corrêa. Com os resultados positivos obtidos tanto para os voluntários como para as comunidades, a companhia incorporou a data ao seu calendário oficial. "As empresas do Grupo querem promover transformações positivas nas localidades onde atuam, incentivando o seu desenvolvimento, a educação e a qualidade de vida. O Dia do Bem Fazer é a data em que lembramos aos funcionários que cada um deles tem muito a oferecer nessa iniciativa", diz Francisco Azevedo, diretor-executivo do Instituto Camargo Corrêa.

Ao longo dos últimos meses, os funcionários foram convidados a se organizar em comitês, a fim de planejar e organizar as atividades tais como reformas de escolas, construção de bibliotecas, arrecadação de mantimentos para lares e creches, atividades recreativas com crianças e idosos e benfeitorias a praças e parques públicos.

Entre os destaques deste ano está a parceria com a aldeia Kakane Porã, de Curitiba, onde os voluntários ministrarão cursos sobre saúde para mulheres. Já em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, o Dia do Bem Fazer terá ações em mais de 20 pontos da cidade, como escolas, creches e centros comunitários. Em Americana, interior de São Paulo, funcionários construirão uma horta escolar, com preparação de solo e plantio de mudas e sementes em um lar-escola do município. Já na Paraíba, escolas municipais de nove cidades receberão mutirões de melhorias em suas instalações, com reforma de sanitários, pintura, reparos hidráulico e elétrico, entre outros. Todos os comitês e suas respectivas ações podem ser consultados no site www.diadobemfazer.org.br. Além do Instituto Camargo Corrêa, participam do apoio às ações o Instituto Alpargatas e a Fundación Loma Negra.

No ano passado, oito mil voluntários fizeram parte da data e 70 mil pessoas foram beneficiadas. Este ano, além das 14 empresas do Grupo Camargo Corrêa já participantes nas edições anteriores (Alpargatas, A-port, Fazenda Arrosensal Agropecuária e Indústria, InterCement, Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, HM Engenharia, Camargo Corrêa S.A, Construtora Camargo Corrêa, Centro de Soluções Compartilhadas, Tavex Corporation, Loma Negra, SAO Parking, Malta Vigilância e Segurança, Participações Morro Vermelho e Morro Vermelho Táxi Aéreo), três outras companhias integram o Dia do Bem Fazer: CCR Via Oeste, CPFL Energia e Estaleiro Atlântico Sul.

Na sede da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, em Caxias do Sul, o comitê de voluntários local voltou suas ações para a capacitação de pessoas com deficiência. "Esta ação foi escolhida com base na nossa experiência nos processos de recrutamento e seleção, onde encontrávamos dificuldades em relação ao conhecimento básico de informática. Surgiu aí o desafio de iniciarmos um trabalho com este foco e o "Dia do Bem Fazer" nos propiciou esta oportunidade", conta Cley Maria Miranda do Amaral, gerente da Divisão de Atendimento e coordenadora do comitê de Caxias.

O grupo de colaboradores escolheu a entidade CIDEF (Centro Integrado dos Portadores de Deficiência Física de Caxias do Sul) que é uma instituição ligada à cultura, arte, esporte e trabalho e atua com portadores de diferentes deficiências. Um dos objetivos dessa ação é transmitir, através de palestras e treinamentos, orientações básicas sobre empregabilidade e informática para pessoas com deficiência.

O comitê utilizou o valor doado pelo Instituto Camargo Corrêa e adquiriu dois computadores para a entidade escolhida. A ação será realizada no dia 21, na sede da RGE, em Caxias do Sul, que é certificada pela Norma NBR 9050 (acessibilidade para pessoas com deficiência) e contará com mais 30 voluntários.

Sobre o Grupo Camargo Corrêa

O Grupo Camargo Corrêa é um dos maiores conglomerados privados do Brasil, com receita líquida consolidada de R$ 16 bilhões em 2009 e atuação em 20 países. As empresas controladas pelo Grupo atuam nas áreas de engenharia e construção, concessões de energia e transporte, indústria têxtil e de calçados, além da indústria de cimento. Ao todo, o Grupo Camargo Corrêa emprega mais de 60 mil funcionários.

Sobre o Instituto Camargo Corrêa

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) atua nas comunidades em que as empresas do Grupo Camargo Corrêa estão inseridas. Sua missão é articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitário sustentável. Para tanto, definiu quatro programas sociais: Infância Ideal, Escola Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário. Para cada programa são idealizados projetos que se complementam. Atualmente, são executados cerca de 90 projetos em 44 municípios de 14 estados brasileiros.

Tags: