Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Eficiência energética e meio ambiente são temas do Seminário de Educação da Caravana RGE – Educando para a eficiência

Escrito por:

Comunicação RGE    07/04/2014

Com o objetivo de promover o conhecimento e estimular atitudes sustentáveis, a Rio Grande Energia (RGE) convida educadores, estudantes e comunidades de mais 100 municípios da sua área de concessão a integrar-se às ações da terceira edição do projeto educativo Caravana RGE – Educando para a eficiência. Na próxima terça-feira (08), Caxias do Sul sediará o Seminário Regional de Educação preparado especialmente para professores de 14 municípios da região. O encontro acontece no Auditório F da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) – Rua Marechal Floriano, 1094 – a partir das 8h.

A Caravana RGE – Educando para a eficiência é um projeto socioeducativo itinerante, desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da RGE (PEE-RGE), que se apropria de relevantes ferramentas, instrumentos e alicerces educativos para nortear suas ações. Com abordagem pedagógica lúdica e interativa, leva informação, cultura e conhecimento sobre eficiência energética, uso seguro da energia elétrica e conservação dos recursos naturais às comunidades escolares dos 264 municípios atendidos pela empresa.

O Projeto se apresenta em dois grandes momentos. O primeiro são os Seminários Regionais de Educação, destinados exclusivamente aos professores, visando à capacitação e a troca de experiências, com palestra, oficinas multidisciplinares, espetáculo teatral "Viagem ao mundo da eletricidade" e visita ao Túnel do Conhecimento – uma autêntica exposição científica interativa, com vários experimentos sobre os processos de geração de energia e sua importância.

O segundo são as ações nos municípios, momento em que os educadores já familiarizados à proposta, são convidados a levarem seus alunos à Arena Cênica, estrutura que comporta o túnel e o teatro. Após a realização do Seminário em Caxias do Sul, os 14 municípios envolvidos (André da Rocha, Barão, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Fagundes Varela, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Prata, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Vila Flores) receberão a visita da Caravana RGE. Nestes dois momentos, materiais didáticos do Projeto serão entregues aos participantes, para que a temática continue sendo trabalhada nas escolas.

No próximo mês é a vez dos estudantes de Caxias do Sul absorverem os ensinamentos do Projeto. Serão realizadas 10 ações, de 05 a 09 de maio, em local a definir. A estimativa é que mais de 6 mil alunos participem das atividades nos cinco dias. Em 2010, durante a primeira edição da Caravana RGE – Educando para a eficiência, mais de 26 mil pessoas participaram das ações realizadas no município.

Até dezembro, a Caravana RGE objetiva atender 600 escolas e envolver um público de 70 mil alunos e 7 mil professores nas atividades desenvolvidas nos 100 municípios desta terceira edição. Dentre as três edições do Projeto (2010, 2012/2013 e 2014), todas as cidades da área de atuação da concessionária terão sido contempladas com a proposta educativa.

Números das primeiras edições

Caravana RGE 1ª edição (2010)

·           80 municípios contemplados

·           9 Seminários Regionais de Educação para professores

·           242 ações realizadas

·           1.643 escolas atendidas

·           271.448 participantes (estudantes e professores)

·           2.953 trabalhos inscritos no Concurso Educativo

Caravana RGE 2ª edição (2012/2013)

·           100 municípios contemplados

·           8 Seminários Regionais de Educação para professores

·           247 ações realizadas

·           756 escolas atendidas

·           149.853 participantes (estudantes e professores)

·           1.627 trabalhos inscritos no Concurso Educativo

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Programa de Eficiência Energética

O projeto Caravana RGE - Educando para a eficiência faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE), existente há 15 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos, dentro dos projetos: RGE em Casa; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 122.781.607,00 em 65 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 78.576 kW e de Energia Conservada de 268 GWh/ano.

O quê: Seminário Regional de Educação da Caravana RGE – Educando para a eficiência

Quando: terça-feira, 08 de abril, a partir das 8h

Onde: Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) – Auditório F – Rua Marechal Floriano, 1094

Programação:

8h30 - Solenidade de abertura

9h30min - Palestra com Genebaldo Freire Dias, Doutor em Ecologia e referência nacional em Educação Ambiental

10h30min - Visitas ao Túnel do Conhecimento

11 horas - Teatro Viagem ao mundo da eletricidade

13h30min às 17h - Oficinas Multidisciplinares

Reconhecimento: Em novembro de 2013, a RGE foi agraciada com o Prêmio Top de Marketing ADVB/RS, com o case do projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência, integrando o seleto grupo das empresas que se destacaram no cenário gaúcho durante o ano.

Tags: