Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Distribuidoras do grupo CPFL Energia participam da VI Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica

Escrito por:

Comunicação RGE   07/11/2011

​As oito distribuidoras do grupo CPFL Energia participam ao lado de outras 34 concessionárias de energia elétrica do Brasil da VI Semana Nacional de Segurança da População com Energia Elétrica, coordenada pela Abradee (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), que se estende até domingo, dia 13 de novembro. O objetivo é mostrar que cuidados simples, tomados no dia a dia, são fundamentais para evitar acidentes. A campanha, aliada a outras ações das distribuidoras de energia, contribui para criar na população uma consciência de prevenção de riscos e reduzir o número de acidentes. Para este ano a expectativa é que a campanha atinja 160 milhões de brasileiros.

Com a chegada das férias escolares e do Natal, uma preocupação que já faz parte do dia a dia das distribuidoras fica mais evidente: os acidentes na rede elétrica. Segundo dados da Abradee, o contato com os fios causou, em 2010, 304 mortes no país inteiro. Dos quatorze tipos de ocorrências catalogadas, a construção e manutenção predial lideram o ranking, com 88 mortes.

As concessionárias reconhecem a gravidade e, por isso, estão intensificando as ações que foram desenvolvidas nos últimos anos para conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica. As campanhas têm apresentado bons resultados. Os dados dos últimos dez anos mostram significativa redução da taxa de gravidade nos acidentes – de 4,8% ao ano -, e da taxa de frequência – 4% ao ano.

Nas cidades atendidas pelas distribuidoras do grupo CPFL Energia, a campanha, que tem como Slogan "Segurança – Siga Em Frente Com Essa Ideia", está sendo divulgada por meio dos diversos canais de comunicação da empresa com seus públicos de relacionamento. Os quatro temas selecionados são: instalação de antena de TV, pipas, construção civil e furto de energia. Nesses casos, a informação e a conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los, são fatores decisivos na prevenção. As distribuidoras do grupo que participam da campanha são: CPFL Paulista, CPFL Piratininga, RGE, CPFL Santa Cruz, CPFL Jaguari, CPFL Sul Paulista, CPF Leste Paulista e CPFL Mococa.

"O objetivo desta campanha, que tem abrangência nacional, é ampliar a divulgação das recomendações das concessionárias de energia elétrica sobre a prevenção de acidentes envolvendo suas redes", explica Luiz Carlos de Miranda Jr., gerente de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida da CPFL Energia.


Algumas dicas de segurança:

• Antenas de TV: instalar antenas perto da rede elétrica é perigoso. Para instalar ou consertar antenas, escolha um local longe dos fios da rede elétrica. Faça isso em um período sem chuvas, ventos ou descargas atmosféricas. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte um profissional qualificado.

• Pipas: empinar pipas perto da rede elétrica é perigoso. Escolha um local afastado para essa prática. Além disso, não use fios metálicos ou cerol e não tente recuperá-la, caso fique presa. Oriente seus filhos a brincar de maneira sempre segura.

• Construção ou Manutenção Predial: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos à rede elétrica. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado.

• Ligação Clandestina: furtar energia é perigoso e ilegal. Quem faz ligação clandestina corre risco de vida e coloca a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Faça a sua parte: denuncie ligações clandestinas para a distribuidora de sua região.

• Além desses temas, a Campanha aborda também o tema específico de Utilização de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, com a seguinte mensagem: esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. Nunca provoque queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Tags: