Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Distribuidoras de energia fazem campanha para reduzir acidentes nas redes elétricas

Escrito por:

Comunicação RGE    06/11/2011

VI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica vai alcançar 160 milhões de pessoas

Com a chegada das férias escolares e do Natal uma preocupação que já faz parte do dia a dia das distribuidoras de energia elétrica fica mais evidente: os acidentes na rede elétrica. O contato com os fios causou, em 2010, 304 mortes no país inteiro. Dos quatorze tipos de ocorrências catalogadas, a construção e manutenção predial lideram o ranking, com 88 mortes.

As concessionárias reconhecem a gravidade e, por isso, estão intensificando as ações que foram desenvolvidas nos últimos anos para conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica. As campanhas têm apresentado bons resultados. Os dados dos últimos dez anos mostram significativa redução da taxa de gravidade nos acidentes – de 4,8% ao ano e da taxa de frequência – 4% ao ano.

A campanha da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em parceria com 42 concessionárias associadas, será realizada de 7 a 13 de novembro e terá como Slogan "Segurança – Siga Em Frente Com Essa Ideia". A expectativa é alcançar 160 milhões de habitantes em todo o país.

As distribuidoras montaram uma força-tarefa em seus estados. A campanha será divulgada nas contas de luz e serão realizadas palestras educativas em escolas e canteiros de obras. Também serão veiculados spots de rádio, anúncios na mídia e distribuídas cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes.

Os quatro temas selecionados são: instalação de antena de TV, soltar pipa/papagaio, construção civil e furto de energia. Nestes casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los, é fator decisivo na prevenção.

"O objetivo é mostrar que cuidados simples, tomados no dia a dia, são fundamentais para evitar acidentes", explica o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite. Segundo ele, a repetição anual deste tipo de campanha, em conjunto com as ações permanentes das distribuidoras, contribuirá para criar na população uma consciência de prevenção de riscos e reduzir o número de acidentes.

Nos últimos dez anos houve significativa redução das Taxas de Gravidade (TG) e Frequência (TF) dos acidentes da população com a rede elétrica das distribuidoras.  A redução média da TG foi de 4,8% ao ano e da TF de 4% ao ano.

Essa tendência favorável de redução de acidentes da população com as redes das concessionárias é o resultado de algumas ações que se complementam. Uma delas é a busca permanente, pelas distribuidoras, da melhoria das condições de segurança de suas redes. Embora necessária e indispensável, uma rede em perfeitas condições técnicas e de segurança, por si só, não impede que um ato imprudente resulte em acidentes. Daí a razão de ações feitas com apoio da mídia, das Secretarias de Educação e entidades ligadas à construção civil para conscientizar a população sobre os riscos e os cuidados a serem observados para evitar acidentes.

A Taxa de Gravidade (TG) e a Taxa de Frequência (TF) dos quatro tipos de ocorrências consideradas diretamente na Campanha de Segurança - soltar pipa, instalar ou reparar antena de TV, construção ou manutenção predial, ligação elétrica clandestina (furto de energia), também apresentaram redução nos últimos dez anos, mas em ritmo mais lento que o total: a TG de 1,3% ao ano e a TF de 0,9% ao ano.

Uma análise dos dados desagregados mostra que dos quatro tipos de ocorrências abordados na campanha, os dois mais críticos são construção e manutenção predial, com 88 mortes em 2010, e ligação elétrica clandestina (furto de energia), com 40 mortes em 2010. No caso específico da construção e manutenção predial, merece registro o fato de o Brasil estar passando, desde 2008, por um período de grande aumento de construção de moradias.

Mais detalhes sobre a Campanha e ações das distribuidoras em: www.abradee.org.br – Semana da Segurança

Tags: