Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Chuveiro quente e bolso mais leve

Escrito por:

Comunicação RGE    06/05/2014

Um dos principais vilões na temporada de frio é o chuveiro elétrico. E se houvesse uma alternativa para economizar o consumo de energia sem ter que tomar banho de água fria? Uma solução é a instalação de recuperadores de calor rewatt (os chuveiros econômicos) que começam, nesta semana, a serem instalados em Parobé. Ao todo 3.500 clientes, classificados na tarifa social, serão beneficiados com um investimento de mais de R$ 3 milhões de reais.

Equipados com trocadores de energia térmica, os novos chuveiros elétricos possuem um sistema de funcionamento simples, com o reaproveitamento de energia térmica. "Ao ligar o chuveiro elétrico o escoamento da água do banho aquecerá uma serpentina conectada a tubulação da rua, que leva água até a ducha", explica Cristian Sippel, engenheiro-eletricista do Programa de Eficiência Energética da RGE.

Segundo Sippel, além de diminuir a potência que o chuveiro elétrico utilizava para aquecer a água, o projeto estimula a consciência energética da população. "Em tempos de escassez de chuva no Brasil o combate ao desperdício de energia elétrica e a preservação dos recursos naturais é um compromisso da RGE. O uso racional de energia beneficia toda a sociedade", afirma.

A doação de recuperadores de calor rewatt é realizado por meio do Programa de Eficiência Energética da RGE. Além de Parobé, até agosto a concessionária realizará a ação nas cidades de Igrejinha e Nova Hartz.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE – RGE), existente há 14 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos. Com um investimento de mais de R$ 122 milhões em 65 projetos realizados, o resultado foi de uma demanda evitada de 78.576 kW e de energia conservada de 267.777 GWh/ano.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Tags: