Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Carnaval à vista: RGE dá dicas para evitar acidentes junto à rede elétrica

Escrito por:

Comunicação RGE    25/02/2014

Pequenos cuidados impedem acidentes e garantem a segurança dos foliões

Há cerca de uma semana do carnaval, maior festa popular brasileira, os preparativos para as comemorações pelo Rio Grande do Sul já estão na reta final. Mas, a Rio Grande Energia (RGE), responsável pelo abastecimento de energia em 264 municípios gaúchos, alerta: manter distância da rede elétrica é fundamental para garantir a festa e a segurança dos foliões.

O carnaval é descontração, alegria e diversão e a energia elétrica tem um papel importante durante a festa.  "Durante o carnaval os acidentes com a rede elétrica aumentam em 30%, devido a ligações mal feitas em palcos ou arquibancadas, além do desconhecimento do usuário em relação a sua letalidade", afirma o Engenheiro de Segurança da RGE, Vandro Pezzin.

A altura dos carros alegóricos, trios elétricos próximos à fiação e as serpentinas – que podem provocar curtos-circuitos na rede – são os principais cuidados a serem observados. Confira abaixo dicas da RGE para o carnaval:

·         Não lance artefatos como serpentinas, confetes, entre outros adereços na rede elétrica, sejam eles metálicos ou não;

·         Próximo à rede elétrica é proibida a instalação de enfeites de decoração;

·         Ligações clandestinas (gatos) não são permitidas no carnaval ou em qualquer outro período;

·         Não jogue líquidos, sprays e água na rede elétrica energizada;

·         Arquibancadas e palanques localizados em local inadequado, próximo a rede, oferece riscos na montagem, desmontagem e durante a festa aos foliões.

Tags: