Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Caravana RGE realiza Seminário Regional de Educação em Sarandi, região da Produção

Escrito por:

Comunicação RGE    07/04/2013

Com o objetivo de promover o conhecimento e estimular habilidades e atitudes sustentáveis, por meio da capacidade transformadora da educação, o projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência realiza nesta quinta-feira (11), em Sarandi, o VII Seminário Regional de Educação. O encontro integra as ações do Projeto que leva educação, cultura, conhecimento e informação sobre Eficiência Energética, Uso Seguro da Energia Elétrica e Meio Ambiente para o universo escolar dos municípios da área de concessão da Rio Grande Energia (RGE). A abertura do Seminário acontece a partir das 8h, no Ginásio Municipal Pedro de Marco – Parque de Exposições, localizado na Avenida Sete de Setembro, 426. À tarde, as atividades também serão realizadas no Campus da Universidade de Passo Fundo (UPF) – Sarandi. O encontro é destinado a educadores dos municípios de Barra Funda, Caiçara, Erval Seco, Faxinalzinho, Frederico Westphalen, Iraí, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rio dos Índios, Rondinha e Sarandi.

Em um dia repleto de atividades destinadas à capacitação e a troca de experiências, educadores da rede pública de ensino participarão de oficinas multidisciplinares e terão a oportunidade de conhecer a Arena Cênica, composta pelo Túnel do Conhecimento – exposição científica interativa sobre energia elétrica que estimula o público a fazer suas próprias descobertas sobre a importância da energia - e pelo espetáculo teatral "Viagem ao mundo da eletricidade", que visa a mobilização dos diferentes públicos na dinâmica do Projeto por meio de uma abordagem sensível e divertida. Também integra a programação do Seminário, a palestra "Cenários e desafios da sustentabilidade", ministrada por Genebaldo Freire Dias, Doutor em ecologia e referência na área de educação ambiental. Durante o encontro, serão entregues materiais didáticos (revistas do professor e dos alunos) destinados às diferentes faixas etárias (anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio) para que a temática do Projeto possa continuar sendo trabalhada em sala de aula.

No decorrer dos próximos meses, ações destinadas aos alunos dos municípios participantes do encontro serão realizadas em cada um deles. Em Sarandi, a Caravana RGE retorna com a Arena Cênica nos dias 5 e 6 de junho, com apresentações do espetáculo teatral e exposição do Túnel do Conhecimento. O Seminário Regional de Educação é uma promoção da Rio Grande Energia (RGE), em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) – Campus Sarandi, Prefeitura Municipal de Sarandi, através da Secretaria de Educação do município, e  15ª, 20ª e 39ª Coordenadorias Regionais de Educação.

Mostra Fotográfica

O Seminário da Caravana RGE em Sarandi também terá a apresentação da Mostra Fotográfica itinerante do Projeto, composta por 60 painéis que registram os melhores momentos desde a 1ª edição da Caravana, realizada em 2010, onde foram visitadas 80 cidades da área de atuação da empresa. Nos painéis estarão expostas fotos que mostram todas as atividades de pré-produção nos municípios, como reuniões e visitas para divulgação das atividades e escolha do local para o recebimento das ações, até a montagem das estruturas, ensaios dos atores da peça, escolha de figurinos, construção dos experimentos científicos e a realização das atividades em cada cidade. A exibição da mostra acontece durante os Seminários Regionais de Educação do Projeto. A próxima cidade a receber a estrutura será Erechim.

O projeto

Iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE), o Projeto Caravana RGE leva educação, cultura, diversão e informação sobre Eficiência Energética, Uso Seguro da Energia Elétrica e Meio Ambiente para o universo escolar do nosso Estado, de forma lúdica, atraente e interativa. A empresa acredita que abordar, desta forma, temas que envolvem mudança de prática e de comportamento é o caminho para a conscientização. E que é mais fácil aprender brincando, isso todo mundo sabe. O Projeto é apresentado à comunidade escolar em dois momentos. Primeiro, são realizados os Seminários Regionais de Educação, onde os professores conhecem Projeto e sua proposta pedagógica, e todas as atividades teóricas e práticas referentes aos temas. Em um segundo momento, a Caravana RGE percorre os municípios participantes do Seminário, com ações também para os alunos.

Edição 2012/2013

Em sua segunda edição (2012/2013), a Caravana vai percorrer mais 94 municípios da área de concessão da empresa, dando continuidade à cultura da mudança de comportamento para a construção de uma sociedade melhor. A estimativa é atender professores e estudantes de 1.000 escolas em 250 ações. Além dos Seminários Regionais de Educação já ocorridos em Bento Gonçalves, Gravataí, Três Passos, Cruz Alta, Vacaria e Soledade, serão realizados mais dois Seminários nas cidades-polo da área de concessão da RGE:  Sarandi e Erechim. São encontros preparados especialmente para os educadores, com o objetivo de apresentação do Projeto, promoção do aprendizado e troca de experiências. A expectativa é de que 2.500 docentes participem dos Seminários.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE) existe há mais de dez anos e é desenvolvido de acordo com as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos, dentro dos Projetos: RGE em Casa; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 96.000.000,00 em 55 Projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 73.000 kW e de Energia Conservada de 250 GWh/ano.

Serviço:

O quê: Seminário Regional de Educação da Caravana RGE

Quando: Quinta-feira (11/4), a partir das 8h

Onde: Ginásio Municipal Pedro de Marco – Parque de Exposições (Av. Sete de Setembro, 426) e UPF – Campus Sarandi (Avenida Expedicionário, 64)

Calendário de ações na região:

12/04 Barra Funda              15/04 Erval Seco

16/04 Palmitinho                 17/04 Pinheirinho do Vale

18/04 Caiçara                      19/04 Frederico Westphalen

22/04 Iraí                             23/04 Planalto

24/04 Rio dos Índios            25/04 Rondinha

26/04 Faxinalzinho               5 e 6/05 Sarandi

Michelle Pereira

Assessora de Imprensa – MTB 12.096

Núcleo de Comunicação

Axis Mundi Conceito Desenvolvimento

(51) 3391.4515 / (51) 9655.5874

michelle_pereira@conceitoaxismundi.com.br

Tags: