Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Caravana RGE – Educando para a eficiência de volta à estrada

Escrito por:

Comunicação RGE    28/08/2012

Promover o conhecimento e estimular habilidades e atitudes sustentáveis, por meio da capacidade transformadora da educação, são os objetivos do Projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência, que chega à sua segunda edição. Iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE-RGE), o Projeto leva educação, cultura, conhecimento e informação sobre Eficiência Energética, Uso Seguro da Energia Elétrica e Meio Ambiente para o universo escolar do nosso Estado, ciente de que abordar de forma lúdica, atraente e interativa um tema como esse, que envolve mudança de prática e de comportamento, é o caminho para a conscientização. A empresa acredita que conservar os recursos naturais para as próximas gerações é assunto para todas as idades. E que é mais fácil aprender brincando, isso todo mundo sabe.

Na programação da Caravana RGE estão os Seminários Regionais de Educação, preparados especialmente para os professores, visando a capacitação e a troca de experiências. Na ocasião, são entregues os materiais didáticos (Revista do Professor e Caderno de Possibilidades; e revistas dos alunos destinadas às diferentes faixas etárias – anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio) e um CD com as músicas do espetáculo. Neste dia, os educadores também prestigiam uma palestra sobre a temática do Projeto, com o Doutor em ecologia, Genebaldo Freire Dias, além de participarem de oficinas multidisciplinares destinadas a enriquecer e valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas.

Outra atividade apresentada aos professores é a Arena Cênica, composta pelo Túnel do Conhecimento – exposição científica interativa sobre energia elétrica que estimula o público a fazer suas próprias descobertas sobre a importância da energia. Além disso, os educadores assistem ao espetáculo teatral "Viagem ao mundo da eletricidade", que visa a mobilização dos diferentes públicos na dinâmica do Projeto por meio de uma abordagem sensível e divertida.

Encenando situações e exemplos do dia a dia, o teatro envolve e gera identificação do público com a história, aproximando as pessoas dos objetivos do Projeto: eficiência, segurança energética e meio ambiente. A Caravana RGE dispõe, também, de um Concurso Educativo, Mostra Fotográfica Itinerante, Documentário e canais de comunicação (www.caravanarge.com.br / www.facebook.com/caravanarge), informação e interatividade na web.

Caravana 2012/2013

Nesta edição, a Caravana vai percorrer mais 93 municípios da área de concessão da empresa, dando continuidade à cultura da mudança de comportamento para a construção de uma sociedade melhor. Com estimativa de envolver um público de 150 mil pessoas, em 250 ações, o Projeto irá atender 1.000 escolas e reunir 5.000 professores. Serão realizados oito Seminários Regionais de Educação nas cidades-polo da área de concessão da RGE: Bento Gonçalves, Gravataí, Três Passos, Cruz Alta, Soledade, Erechim, Sarandi e Vacaria. Oito encontros preparados especialmente para os educadores, com o objetivo de apresentação do Projeto, promoção do aprendizado e troca de experiências. A expectativa é de que 2.500 docentes participem dos Seminários.

Edição 2010

A primeira edição do Projeto, realizada em 2010, atingiu 271.448 pessoas, contou com a participação de 19.544 educadores e atendeu 1.643 escolas nos 80 municípios por onde passou. Nesta segunda etapa, o objetivo é repetir o feito, impactando ainda mais positivamente os estudantes – agentes de mudanças – a partir de diferentes atividades.

RGE, distribuindo energia sustentável para você

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Criada em 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do Estado. Desde 2006, a RGE faz parte do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Programa de Eficiência Energética, promovendo a construção de uma atitude segura e consciente no uso de energia elétrica

O Projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia – PEE RGE, que existe há mais de dez anos. O PEE RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica implantando ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos, dentro dos Projetos: RGE em Casa; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento e RGE nos Prédios Públicos. Com um investimento de R$ 96.000.000,00 em 55 Projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 73.000 kW e de Energia Conservada de 250 GWh/ano.

Tags: