Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia lança primeira chamada pública de projetos de eficiência energética

Escrito por:

Comunicação RGE    31/08/2014

Campinas, 1º de setembro de 2014 - A partir de hoje a CPFL Energia abre um edital com os critérios da primeira chamada pública de projetos do Programa de Eficiência Energética (PEE) de quatro de suas distribuidoras: CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE (mercado maior que 1.000 GWH/ano). Com esta chamada, qualquer cliente da distribuidora poderá sugerir projetos que tenham o objetivo de tornar o uso da energia mais racional e inteligente. O documento está disponível no site http://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/chamada-publica/.

Os interessados em apresentar os projetos terão um prazo de 60 dias para realizar o cadastramento. A CPFL Energia analisará todas as propostas e escolherá os melhores projetos por meio de um ranking, conforme os parâmetros determinados nos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE/ANEEL). Os projetos selecionados receberão os recursos do Programa de Eficiência Energética da CPFL para serem concretizados.

Programa de Eficiência Energética

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determina que as empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia apliquem 0,5% da Receita Operacional Líquida (ROL) no Programa de Eficiência Energética (PEE). A partir da Resolução Normativa N° 556, de 02/07/2013, foram definidas novas regras para a aplicação deste recurso e homologados os Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE).

Entre as novas alterações, a mais importante foi a determinação que as concessionárias de energia elétrica realizassem para seleção dos melhores projetos e oportunidades de eficientização, as Chamadas Públicas de Projetos (CPP), que devem ser voltados aos clientes industriais, comerciais, residenciais, rurais, poderes públicos e serviços públicos. Estão excluídos das chamadas públicas, os projetos voltados aos clientes residenciais de baixa renda com Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), projetos educativos, Gestão Energética Municipal e outros projetos pilotos.

Tags: