Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia implementa programa focado em tecnologia, eficiência operacional e gestão de performance

Escrito por:

Comunicação RGE   24/01/2012

No ano em que comemora o centenário da distribuidora que deu origem ao grupo, a CPFL Energia faz um aporte inicial de R$ 215 milhões em um programa inovador, focado em tecnologia, gestão de ativos, gestão de performance e liderança, que visa a melhoria do seu desempenho operacional e a qualidade do atendimento prestado aos clientes.

O Programa Tauron tem a proposta de reduzir ocorrências na rede e o tempo de atendimento a ocorrências com falta de energia, otimizar a logística de atendimento das equipes de campo e proteger a receita do grupo.

A iniciativa, que incorpora as melhores práticas de empresas de energia da Europa, Ásia e Estados Unidos, a fim de trazer inovação e eficiência para o Grupo CPFL, possui aspirações fundamentadas em quatro eixos:

1)    Tecnologia – para criar valor através da intensificação do uso de tecnologia com o conceito smart grid, a fim de propiciar a redução de ocorrências, aumento na eficiência operacional, gestão e garantia da receita;

2)    Gestão de Ativos – para maximizar o retorno dos ativos elétricos, com ganhos de eficiência além do WACC (custo médio ponderado do capital, o que define a remuneração do capital investido) regulatório;

3)    Gestão de Performance – a fim de buscar os melhores resultados para a companhia através de redução de custos e aumento da produtividade;

4)    Liderança - transformar líder de serviço em líder de negócio.

O programa prevê como ação imediata a aplicação de tecnologia smart grid (redes inteligentes), com a instalação de 25 mil medidores inteligentes em unidades consumidoras do Grupo A (grandes consumidores de energia), visando a automação de serviços, gerenciamento remoto, interface com o consumidor, gerenciamento de interrupções, proteção de receita e redução de custos. "Esses medidores possibilitam a aferição do consumo do cliente em tempo real, e ainda a identificação de possíveis desvios de energia e interrupções no fornecimento, através de uma central de medição.

Com isso, quando o cliente entrar em contato com uma de nossas distribuidoras, o profissional de atendimento saberá se houve e qual foi o motivo da interrupção", afirma Heider Araújo, diretor da CPFL, responsável pelo Programa Tauron.

As soluções de Operação e Mobilidade também serão implementadas em breve, com objetivo de automatizar a rede de Distribuição e otimizar a produtividade das equipes de campo, respectivamente. "Com os sistemas de MWM (Mobile Workforce Management) e OMS (Outpage Management System) o despacho e a programação das equipes ficarão muito mais ágeis. E isso não está longe, a solução será implantada nas distribuidoras do grupo ao longo de 2012 e 2013", completa Araújo.

Além disso, o Grupo disponibilizará uma tecnologia que visa o combate a fraudes e roubos de energia, com a utilização de medidores eletrônicos com tampa solidária (lacrada) e utilização de cabos concêntricos (reúne os três cabos condutores de energia em um, causando curto na rede quando violado), entre outros.

Já no começo de 2012, o Tauron vai introduzir a Conta Digital em seis empresas do grupo: CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Leste Paulista, CPFL Sul Paulista, CPFL Jaguari, CPFL Mococa e RGE. A ação permitirá a substituição do papel com o envio de contas por meio eletrônico, reduzindo custos operacionais e preservando o meio ambiente.

"Essas mudanças representam um novo ciclo para as distribuidoras do Grupo CPFL. Além disso, com a implementação dessas tecnologias, estamos falando de um novo conceito de empresa do setor elétrico. Isso beneficiará diretamente o cliente, que vai receber soluções inteligentes e terá um atendimento mais eficiente", conclui Araújo.

*Acompanhe as notícias da CPFL pelo Twitter. Acesse www.twitter.com/cpflenergia

Tags: