Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia está na seleta lista de empresas do Guia EXAME de Sustentabilidade 2014

Escrito por:

Comunicação RGE    12/11/2014

A CPFL Energia faz parte da seleta lista de empresas focadas em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, do Guia EXAME de Sustentabilidade 2014. A empresa aparece como empresa destaque do setor e figurou em 11 das 15 edições do Guia.

A solenidade de premiação ocorreu na noite de quarta-feira (5/11), quando dezenove empresas foram reconhecidas como destaques em seus setores e outras dez saíram vitoriosas por seus esforços em categorias específicas da sustentabilidade. Maior levantamento de sustentabilidade corporativa do país, o Guia EXAME de Sustentabilidades reúne um total de 61 empresas que dão exemplos de boas práticas socioambientais.

O Guia nasceu em 2000 para destacar as melhores práticas de responsabilidade corporativa do país. Desde 2007, a metodologia usada pela EXAME para avaliar as empresas que voluntariamente decidem participar da pesquisa é elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), instituição que é referência no tema no país.

Em 2014, o Guia contou com a participação de 228 companhias. O processo começou em meados de maio, quando as companhias se inscrevem para responder à pesquisa, e terminou em novembro, quando são divulgadas a lista dos destaques por setor, por temas e a Empresa Sustentável do Ano.

As empresas são destacadas como referência em sustentabilidade nos seus respectivos setores pela EXAME. Além disso, as companhias também podem ser destaque em 10 temas: governança da sustentabilidade, direitos humanos, relação com os fornecedores, relação com a comunidade, gestão da água, gestão de resíduos, gestão da biodiversidade, mudanças climáticas, relação com o cliente e transparência e combate à corrupção.

A metodologia da pesquisa e a análise dos dados são realizados pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), instituição de referência no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão públicas e empresariais em sustentabilidade no país.

Todas as empresas que participam da pesquisa do Guia, mesmo as que não são destacadas, recebem ao final do processo um relatório que apresenta o desempenho da companhia por dimensão, critérios e indicadores, assim como as médias de todo o universo pesquisado e também das empresas destacadas em seus respectivos setores.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 101 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 8%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do segundo trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 9º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Tags: