Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia e ERSA anunciam associação de ativos de geração de energia a partir de fontes renováveis e criação de nova empresa

Escrito por:

Comunicação RGE   18/04/2011

A CPFL Energia e a ERSA Energias Renováveis anunciam a criação da CPFL Energias Renováveis S.A. (a "CPFL Renováveis"), a partir da associação dos ativos das duas empresas em PCHs, parques eólicos e usinas termelétricas a biomassa. 

A nova companhia já nasce como uma das maiores da América Latina no segmento de geração de energia a partir de fontes renováveis (PCHs, parques eólicos e usinas termelétricas a biomassa), com 648 MW de potência instalada em operação (posição estimada em agosto de 2011, quando da conclusão da operação), 386 MW em construção e 3.341 MW de portfólio em preparação para construção ou desenvolvimento, totalizando 4.375 MW de potência. 

Esse portfólio permitirá à empresa superar a marca dos 2 mil MW de potência instalada nesse tipo de fonte em cinco anos. Já em 2013, a capacidade instalada deverá atingir 1.174 MW, um crescimento superior a 80%, com a entrada em operação de projetos em fase de construção.

A CPFL Energia será a acionista majoritária da nova empresa, com participação de 63,6%. Os atuais acionistas da ERSA terão 36,4% de participação.

De acordo com o presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Jr., "a associação é resultado de decisão estratégica de criar um veículo exclusivo e diferenciado em geração de energia renovável".

"A união das operações da ERSA e da CPFL é o ponto de partida para que a nova empresa, que já nasce líder em seu segmento, implemente planos ambiciosos de crescimento na geração de energia por meio de fontes alternativas como energia eólica, biomassa e PCHs", afirma o presidente do Conselho de Administração da ERSA, Otávio Castello Branco.

"Aliamos profundo conhecimento na prospecção e desenvolvimento de projetos e engenharia de alta tecnologia, com os mais altos padrões de governança corporativa e experiência consolidada por mais de 100 anos de atuação no mercado de energia elétrica, o que fez da CPFL Energia a maior do setor", complementa Wilson Ferreira Jr.

A implementação desta associação resultará na criação de uma companhia com 1.034 MW de potência em operação e construção, com presença marcante nas três principais tecnologias desenvolvidas atualmente no país – PCHs, usinas termelétricas a biomassa e parques eólicos – e com forte atuação nas etapas de desenvolvimento, preparação, construção e operação de usinas de geração de energia.

Por meio desta associação, CPFL e ERSA reafirmam aos seus colaboradores, clientes, acionistas e fornecedores, bem como às autoridades e ao mercado em geral, seus compromissos de crescimento sustentável, preservação do meio ambiente, e geração de energia limpa e renovável para o Brasil.

Deutsche Bank, Trench Rossi e Watanabe Advogados e Hirashima & Associados atuaram como assessores da CPFL. Goldman Sachs, Pinheiro Neto Advogados e PriceWaterhouseCoopers atuaram como assessores da ERSA.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia é uma holding do setor elétrico brasileiro que atua por meio de suas subsidiárias nos negócios de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica e serviços de valor agregado, sendo o maior grupo privado do setor, no país, com faturamento de R$ 17,6 bilhões por ano e capitalização de mercado de R$ 22,7 bilhões (em 18 de abril de 2011). Sua matriz de geração, predominantemente limpa e renovável, é composta por hidrelétricas, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), parques eólicos e térmicas a biomassa de cana-de-açúcar e a óleo combustível. É líder em distribuição, com 13% de market share; líder em comercialização, com 16% do mercado; e 2º maior grupo privado em geração de energia do Brasil. Reconhecido como referência internacional em governança, excelência e sustentabilidade corporativa, o Grupo possui ações listadas em segmentos diferenciados nas Bolsas de Valores de Nova Iorque (ADRIII) e Novo Mercado Bovespa, com acesso aos mercados de capitais doméstico e internacional.

Sobre a ERSA

Uma das principais empresas no Brasil no segmento de pequenas e médias unidades geradoras de energia elétrica a partir exclusivamente de fontes renováveis, tais como hídrica, eólica e biomassa, a ERSA tem como sócios: Pátria Investimentos, Eton Park (empresa norte-americana de gestão de recursos), FIP Brasil Energia (fundo gerido pelo BTG Pactual), Banco Bradesco de Investimento (através do BBI FIP Multisetorial Plus), DEG (banco de desenvolvimento integrante do grupo financeiro alemão KfW) e GMR Empreendimentos Energéticos.

Informações para a imprensa:

Núcleo de Atendimento:

Marcelo Barbosa - marcelo@enfato.com.br - (51) 8182.0297

Thais Silveira thais@enfato.com.br

Direção: Raquel Boechat – raquel@enfato.com.br - (51) 8121.7061

Enfato Comunicação Empresarial

(51) 30.261.261

imprensa.rge@enfato.com.br

www.enfato.com.br

Jornalista Responsável:

Fabrizio Bopp Panichi – comunicacao-fn@rge-rs.com.br

Tags: