Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

20º Encontro Estadual dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica ocorrerá em Santo Ângelo

Escrito por:

Comunicação RGE   29/04/2015

As distribuidoras de energia elétrica são acompanhadas de perto por seus clientes. Os Conselhos de Consumidores atuam de forma consultiva junto às empresas a fim de contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

 

"O Encontro contará com a participação dos oito conselhos existentes no Rio Grande do Sul e será um ambiente propício para compartilharmos experiências entre os conselheiros. Além disso, buscamos evoluir o trabalho frente às concessionárias de distribuição de energia elétrica. Todos os envolvidos neste processo estão convidados para participarem", comenta João Picoli, presidente do Conselho de Consumidores da RGE.

 

O que é o Conselho de Consumidores

 

A Resolução ANEEL nº 451/2011 é a norma vigente que regulamenta o funcionamento dos conselhos, cuja existência está prevista no Artigo 13 da Lei 8.631/1993. De acordo com a norma, as distribuidoras devem criar o conselho, de caráter consultivo, voltado à orientação, análise e avaliação de questões ligadas ao fornecimento de energia elétrica, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor.

 

O Conselho de Consumidores da RGE é constituído por representantes de cinco  classes de unidades consumidoras (Residencial, Comercial, Rural, Industrial e Poder Público) indicados pela FRACAB - Federação Riograndense das Associações Comunitárias e Moradores de Bairros, FEDERASUL - Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul, FARSUL – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e uma entidade de defesa do consumidor que é o PROCON Estadual.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 05 de maio de 2015 – Aberto ao Público – 4º ANDAR

 

13h30 – Credenciamento (30 min.)

14h00 – Espetáculo Teatral Cidade Luz (20 min.)

14h20 – Abertura (20 min.)

14h40 – Programa Energia para Todos - João Picoli (45 min.)

15h25 - Palestra: Eficiência Energética – Cristian Sippel (45 min.)

16h10 – Espaço para relacionamento (20 min)

16h30 – Palestra: Cenário, bandeiras e tarifas - Jenner Ferreira (60 min.)

17h30 – Palestra: Geração Distribuída – Rafael Buratti (60 min.)

 

Dia 06 de maio de 2015 – Somente para conselheiros - Térreo

 

08h30 – Palestra: Papel da assessoria de imprensa  

09h00 – Palestra: Importância de uma consultoria técnica – Jenner Ferreira (30 min.)

09h30 – Intervalo para relacionamento (20 min.)

09h50 – Debate

11h30 – Encaminhamento de sugestões de assuntos para o Encontro da Região Sul (20 min.)

11h50 - Encerramento

 

Serviço:

 

O que: 20º Encontro Estadual dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica

Quando: 5 e 6 de maio

Local: ACISA - Associação Comercial Industrial de Santo Ângelo

Endereço: Av. Venâncio Aires, 1615 - Santo Ângelo
Informações: ConselhodeConsumidores@rge-rs.com.br

 

Sobre a RGE

 A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Tags: