Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

 Histórico

​Em 2001, a diretoria da CPFL aprovou a implantação do Código de Ética e de Conduta Empresarial da CPFL, instituiu o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social e Ética e o Comitê de Ética e de Conduta Empresarial, este com as atribuições específicas de apoiar a direção da empresa nos aspectos relacionados à implantação, à disseminação e gestão das diretrizes estabelecidas através do Código.

Em 2003, a composição do Comitê foi ajustada de forma a contemplar as alterações introduzidas na estrutura organizacional, em virtude da criação da holding CPFL Energia e da ampliação da abrangência do Programa de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa.

Em dezembro de 2006 foi lançada uma nova versão do Código de Ética e de Conduta Empresarial da CPFL Energia e, ainda, introduzidas alterações no Sistema de Gestão e Desenvolvimento da Ética, que apontaram para a necessidade de adequação do Comitê de Ética e de Conduta Empresarial da CPFL Energia.

As alterações realizadas promoveram a ampliação das responsabilidades dos membros que compõem o Comitê, requerendo, ainda, um amplo processo de formação e desenvolvimento de seus membros, para atuar nas questões relacionadas à gestão da ética, na CPFL Energia.

Também, apontaram para a necessidade de reestruturação da composição do Comitê, tornando-a mais equilibrada, eqüitativa e representativa dos diversos segmentos de negócios e ainda, consoante tendência observada no mercado, com a participação de um membro representante da sociedade civil, como forma de materializar o compromisso da CPFL Energia com a transparência, no relacionamento com seus públicos externos.

Em 2014, foram redefinidas as atribuições e a composição do Comitê de Ética da CPFL, de modo a ampliar sua representatividade, tendo em consideração as diversas áreas de negócio e de atuação da CPFL, mais além do âmbito corporativo, desconcentrando seu modo de funcionamento e descentralizando algumas de suas funções. Definiu-se também a realização da Ampliação do Sistema de Gestão e Desenvolvimento da Ética da CPFL com a instituição das Comissões Locais de Ética em cada uma das empresas CPFL . Serão implantadas inicialmente 07 Comissões até o final de 2015.