Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Responsabilidade

​Requer-se de todo Colaborador da CPFL que seja inteiramente responsável por suas condutas. Ser responsável significa “ser capaz de responder por” aquilo que se escolheu e se fez. A responsabilidade é fruto da liberdade e supõe o exercício racional da vontade. Ser responsável é arcar com as consequências de suas ações: supõe saber avaliar (ponderar) as consequências dos seus atos e agir coerentemente com seus bons propósitos; é ter direito ao prêmio merecido; é dever reparar o prejuízo; é aceitar a merecida punição.

Ser responsável é também antecipar-se positivamente às demandas sociais às quais se está relacionado, é ser solidário. Trata-se da responsabilidade ambiental, social e cultural. A responsabilidade suprema é a do ato que afeta o futuro da humanidade e o sistema-vida no Planeta.

Uma decisão eticamente responsável é uma decisão consciente das consequências que dela advirão (tendo-se mobilizado para isso os melhores recursos técnicos e de conhecimento disponíveis) e que tem como suporte a boa vontade e a disposição prévia a se arcar com tais consequências.