Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Matriz de Reuso e Descarte Limpo na CPFL

​PD-0063-0037/2011 - Matriz high tech de reuso e descarte limpo na CPFL

 

Objetivo

O objetivo deste projeto consistiu, em uma primeira etapa, realizar um inventário dos resíduos gerados pelo Grupo CPFL, avaliando-os qualitativamente e quantitativamente, de forma a obter informações sobre aqueles que se mostrassem mais viáveis visando propor alternativas econômicas e tecnológicas para sua reutilização ou para efetuar o seu descarte limpo.

Descrição Técnica

O projeto representa um avanço tecnológico para o setor elétrico baseado na conscientização ambiental, na redução de impactos e na responsabilidade social. Os procedimentos elaborados permitem a melhoria contínua dos processos, através de uma avaliação quantitativa dos dados abastecidos na “Matriz High Tech de Reuso e Descarte Limpo na CPFL”.

Os resíduos investigados neste projeto propiciaram a obtenção de materiais de interesse para a CPFL devido às suas características e ao desempenho apresentado, atendendo às normas técnicas e ambientais exigíveis para o setor.

O reúso ou a transformação dos materiais permite diminuir a pressão exercida sobre os recursos naturais minimizando os impactos ambientais provenientes da extração de matéria-prima, se evitando, dessa forma, sua transformação, seu transporte e a necessidade de se efetuar o seu posterior descarte. Além do menor consumo de energia reduz-se também o impacto ambiental acarretado pela produção e pela transmissão de energia, os quais apresentam elevado custo econômico e ambiental; a redução de seu uso torna-se, portanto, uma fonte de economia para a empresa.

As alternativas de descarte limpo e de reúso dos materiais, propostas nos modelos de negócios analisados, mostraram rentabilidade e a possibilidade de adoção de estratégias de negócios sustentáveis e bem sucedidos.

A seguir apresentam-se fotos dos produtos desenvolvidos no presente projeto:

cruzetamadeira.jpg 

Descrição: Cruzetas de madeira produzidas a partir de postes de madeira retirados da rede e inservíveis.

blocovazado.jpg 

Descrição: Bloco vazado não estrutural produzido a partir da substituição da areia e/ou da brita por resíduo de isolador cerâmico (RIP) ou de poste de concreto (RPC).

chapapolimerica.png 

 Descrição: Chapa polimérica, produzida a partir de compósitos poliméricos utilizando descarte de material plástico (capeamento de fios) e serragem proveniente do desdobro dos postes na produção das cruzetas, ou resíduos de isolador de porcelana (RIP) ou de postes de concreto (RPC).

concretoperm.jpg 

Descrição: Concreto permeável, produzidos a partir de resíduos de isoladores de porcelana (RIP), selecionados de acordo com granulometria apropriada.

pavers.jpg 

tijolo.jpg 

Descrição: Tijolo de solo-cimento, produzido a partir de RIP, com granulometria apropriada.

placaseprodutos.jpg 

placaseprodutos2.jpg 

placaseprodutos3.jpg 

Descrição: Placas e produtos (caixas, isoladores elétricos e espaçadores de fios) produzidos a partir dos compósitos hibridos, produzido a partir de plásticos descartados.

 

pirolise2.png 

pirolise3.png 

Descrição: Pirólise produzida a partir de madeira contaminada, proveniente de postes descartados.

mathibridos.jpg 

mathibridos2.jpg 

Descrição: Materiais híbridos, produzido a partir de uniformes contaminados.

Quer saber mais?

Entre em contato.

​​ Status  Nº P&D​Início​Fim​Parceiros​
EncerradoPA0037​18/03/2011​17/01/2016​Unicamp, UCS​