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Procedimentos



Parceiro, seja bem-vindo à sua página de Procedimentos, aqui você encontra:

• Informações e conceitos dos serviços ofertados no atendimento ao cliente;
• Passo a passo de como navegar na página da Rede Fácil.​

Regulamento

Definições:

Os procedimentos e informações são regulados de acordo com as exigências da ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica.
Para conhecer as condições exigidas de fornecimento de Energia Elétrica, clique em:

Resolução 414 – ANEEL

Informações gerais
1. Protocolo de atendimento:
Em todos os atendimentos, seja informativo ou no registro de serviços, o cliente deve ser informado do número de seu Protocolo.
Na Rede Fácil também é possível imprimir, enviar por e-mail ou baixar em PDF o protocolo de atendimento caso necessário.

2. Contato do cliente:
Dados do contato: A coleta destes dados dá a CPFL condições de acessar o cliente com agilidade e qualidade, sempre que necessário. Por isso sempre que houver um campo para coleta de Nome, telefone, e-mail, etc, abasteça coletando as informações de quem na ocasião, esta solicitando informação/ serviço na Rede Fácil.​

Mural

Neste campo será publicado as notícias referente alterações dos processos do atendimento.

Ligação Nova ou Ligação Nova BT Inativa:

Prezado Parceiro: Somente registrar o serviço quando o padrão do consumidor estiver de fato instalado adequadamente (poste, fiação, disjuntor), desta forma evitamos:

  • Deslocamento indevido da equipe de campo
  • Serviços rejeitados
  • Insatisfação do consumidor: Com a rejeição, cliente terá que novamente solicitar o serviço e aguardar novo prazo.

Importante: Informar ao consumidor sobre a necessidade de deixar o livre acesso ao padrão para vistoria e instalação do medidor.

Como acessar a página do Credenciado?

Página inicial do site, no campo Acesso rápido, opção Credenciados: 
 
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Flegue na opção Rede Fácil:


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Em Serviços Credenciados acessar opção Rede Fácil.

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Preencher usuário e senha e clicar em "Entrar"

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 ​

Como acessar o cadastro do cliente?

Após acessar a opção credenciados, preencher número da instalação (seu código) e consultar:
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O sistema trará o nome do cliente, para visualizar maiores informações clicar em Meus Dados.
Caso não tenha o código, clicar em pesquisa avançada.

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Selecionar uma entre as opções disponíveis, e pesquisar

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Serviços disponíveis

No canto esquerdo da tela poderemos visualizar os serviços disponíveis. Para identifica-los devemos passar mouse sobre as opções e selecionar o serviço desejado:

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Relacionados a Conta
Entre as opções disponíveis, o cliente poderá:
• Consultar: Débitos, negativação, demonstrativos de contas quitadas, endereço de entrega de conta e histórico de consumo.
• Solicitar: Segunda via de conta e analise de taxas
• Cadastrar: Conta por e-mail e débito automático
1) Alteração da data de vencimento:

Para os clientes que desejam alterar a data de vencimento de sua conta de energia, disponibilizamos as seguintes opões: 03,08,13,18,23 e 28.
Importante: Uma vez que cliente solicitar alteração de data de vencimento, este serviço só estará disponível novamente após 12 meses.
Como registrar?  
Em Relacionado a conta, clique em Alteração de vencimento. Para realizar alteração clicar em Desejo alterar meu vencimento agora!
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O sistema irá apresentar sua data atual de vencimento e as datas disponíveis para alteraração, para concluir selecionar uma entre as datas e clicar em solicitar.
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Após conclusão sistema irá confirmar registro da solicitação e informar número do protocolo.
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Prazo: 

O vencimentooptado pelo cliente será disponibilizado na conta após a próxima leitura e faturamento.
2) Análise de taxas 

Opção deverá ser utilizada quando cliente desejar solicitar análise de taxas cobradas em sua conta de energia elétrica. Taxas de produtos ou convênios como jornal, plano de saúde, plano familiar, seguro, e taxas de serviço, como Iluminação Pública, religação, entre outros.
As solicitações serão analisadas através deste serviço para averiguar inconformidade. Se a análise da taxa for procedente a conta será refaturada e encaminhada para o cliente, porém caso a análise seja improcedente o resultado será encaminhado via Correios.
Para registro do serviço, selecionar a conta que esta com a taxa a ser revisada.
 
Prazo:
 
• O prazo para análise é de 10 dias úteis.
 
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Selecionar tipo de reclamação, tipo de taxa que deseja retirar e descrever solicitação desejada.
 
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Selecionar endereço onde deseja receber a carta de resposta da análise.
 
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Para finalisar preencher os Dados de contato (nome, e-mail e telefone) e clicar em Solicitar Análise de taxas, o sistema irá informar protocolo e prazo de análise.
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3) Consulta Débitos
Antes de abrir a tela de consulta a débitos o sistema trará um pop-up ofererendo o serviço de conta por e-mail.
 
Para se cadastrar clicar na opçõa Desejo me Cadastrar Agora

 

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O sistema disponibilizará o termo de adesão, após ler as informações é necessário flegar no campo Li e concordo com os termos acima de prestação deste serviço e aceitar.
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Preencher endereço de e-mail e clicar em Incluir.
O sistema apresentará o protocolo da solicitação para dar sequencia no atendimento clicar em Continuar
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• Na opção Consulta Débitos o cliente poderá consultar valor e vencimento das contas em aberto na instalação e se for de seu interesse efetuar o pagamento da conta on-line.
 
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4) Consulta entrega de conta

Através desta opção é possível consultar endereço em que conta de energia e registrar reclamação de entrega em caso de não recebimento da Futura
Verificar se endereço está correto, clicar na opção Sim se estiver correto ou Não quando houver erro

 

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A) opção SIM

Endereço correto, e conta foi entregue, clicar na opção:

 

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Endereço correto, mas conta não foi entregue, clicar em avançar para registrar a reclamação.
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Selecionar fatura que não foi entregue e avançar
 
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Confirmar novamente se endereço de entrega está correto, responder com qual frequência ocorre problema, anotar informações relevantes e clicar em Enviar para concluir registro da solicitação.
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Para concluir sistema informará protocolo de atendimento

 

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b) Opção NÃO
 
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Sistema irá informar protocolo da consulta, se cliente desejar alterar endereço de entrega, flegar sobre a opção Clique aqui.
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Para alterar o endereço da entrega de conta, conferir o endereço atual de entrega e selecionar a opção desejada.

 

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Para a entrega de conta em Outro Endereço será cobrada despesa adicional mensal taxa na conta de energia, para confirmar registro é necessário selecionar estado e preencher o endereço desejado e clicar em pesquisar.
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O sistema apresentará os endereços relacionados, localizar endereço desejado e selecionar
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Conferir endereço, adicionar complementos (se houver), e para finalizar clicar em Solicitar.
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5) Consulta Negativação
Para realizar consulta clicar na opção que deseja consultar
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A consulta será feita pelo CPF/CNPJ do cliente, caso haja alguma pendência o sistema irá mostrar, data de vencimento, valor da fatura negativada e protocolo de atendimento, se desejar o cliente poderá imprimir ou enviar solicitar envio da fatura por e-mail.
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6) Conta por E-mail

Cadastrando sua conta você está contribuindo com gerações futuras e na preservação do meio ambiente, a CPFL disponibiliza o serviço de conta por e-mail substituindo a conta em papel, com vantagens como: antecipação no recebimento, arquivamento digital, acesso ao histórico de contas dos últimos 13 meses (a partir da data do cadastramento do serviço).
Tem por objetivo proporcionar maior comodidade e praticidade, pois todos os meses o consumidor recebe um link para acesso à sua conta.
 
Para cadastrar conta por e-mail, após ler as informações do termo de adesão é necessário flegar no campo Li e concordo com os termos acima de prestação deste serviço e aceitar.
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Preencher endereço de e-mail e clicar em Incluir.
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O sistema apresentará o protocolo da solicitação, caso queira editar ou cadastrar novo e-mail clicar em continuar, para concluir clicar em Finalizar o atendimento.
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7) Débito Automático
Para maior comodidade o cliente poderá cadastrar sua conta em débito automático, os bancos conveniados para cadastro pelo site são: Bradesco, Brasil, Itaú, Unibanco, Mercantil do Brasil, Santander e Sincred. Para os demais bancos, favor procurar agência bancária e solicitar cadastro direto com banco.
 
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O sistema apresentará o protocolo, a confirmação do cadastramento será feita no prazo de 30 a 40 dias após aprovação do banco, caso haja recusa, cliente receberá uma carta com orientações.
A alteração é feita após a aprovação do banco previsto de 30 a 40 dias corridos.
Verifique na próxima conta a ser faturada se consta a informação " Conta em débito automático".

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8) Demonstrativo de Conta Quitada

Esta opção permite que cliente visualize os demonstrativos das contas que foram pagas nos últimos 60 meses.
Selecionar a fatura desejada e clicar na opção Visualizar conta
 
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O sistema irá abrir fatura, se desejar cliente poderá salvar ou imprimir, após concluir consulta clicar em Fechar.

 

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9) Histórico de Consumo
Através desta opção é possível consultar o histórico de consumo (kWh) e de faturamento (valores) que a instalação apresentou nos ultimos 12 meses. 

 

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10) Segunda Via de Conta
 
Disponível para cliente solicitar 2ª via de conta, as opções disponíveis são:
 
Correio: Fatura é enviada ao endereço solicitado em prazo de até 5 dias úteis com cobrança de taxa.(sistema informará valor correto).
Impressão local: Conta poderá ser impressa no momento da consulta, sem nenhuma cobrança adicional, através desta opção cliente pode escolher se deseja imprimir apenas via de pagamento ou conta completa.
 
Para registrar serviço, selecionar fatura e escolher opção de envio.

 

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Após confirmação o sistema irá concluir serviço solicitado.
 
1. Opção Impressão Via CPFL – Correio
 
Para entrega no endereço da instalação clicar em Efetuar solicitação, para entrega em outro endereço, clicar em Alterar endereço
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Opção Obter Via de Pagamento – A impressão é feita no local, esta via é menos detalhada, apenas com informações relevantes ao pagamento.
 
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Opção Obter conta completa – A impressão é feita no local
 
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Relacionados ao Cadastro

Entre as opções disponíveis o cliente poderá alterar endereço de entrega, corrigir nome do titular, cadastrar instalação na tarifa baixa renda, solicitar contrato de fornecimento e realizar transferência de nome.

1) Alteração de Entrega da conta

Opção valida para quando cliente deseja alterar endereço de entrega da conta, as opções de entrega disponíveis são:

  • Endereço da Instalação: Conta será entregue no local de consumo sem custo adicional
    Outro endereço: Conta será entregue no endereço desejado, para essa opção será cobrado despesa adicional mensal referente ao custo da entrega (sistema informará valor da taxa).
  • Caixa Postal: Conta será entregue no endereço de caixa postal solicitado pelo cliente, para esta opção também será cobrada despesa adicional mensal referente ao custo da entrega (sistema informará valor da taxa).

Para registrar solicitação selecionar opção desejada.

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Opção outro endereço: 

Selecionar Estado e Município, preencher nome da rua , número do imóvel e clicar em Pesquisar Endereço.
Para alterar o endereço da entrega de conta, conferir o endereço atual de entrega e selecionar a opção desejada.

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Opção outro endereço: 

Selecionar Estado e Município, preencher nome da rua , número do imóvel e clicar em Pesquisar Endereço.
Para alterar o endereço da entrega de conta, conferir o endereço atual de entrega e selecionar a opção desejada.

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Para a entrega de conta em Outro Endereço será cobrada despesa adicional mensal taxa na conta de energia, para confirmar registro é necessário selecionar estado e preencher o endereço desejado e clicar em pesquisar.

O sistema apresentará os endereços relacionados, localizar endereço desejado e selecionar

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Conferir endereço, adicionar complementos (se houver), e para finalizar clicar em Solicitar.

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Opção caixa postal

Informar Estado Município, preencher número da Caixa postal e CEP e para concluir clicar em solicitar

 

2) Cadastramento de Baixa Renda

Opção disponível para clientes que estão cadastradas em algum dos programas assistenciais, relacionados abaixo:

• Programa Bolsa Família (PBF).
• Benefício de Prestação Continuada (BPC).
• Baixa Renda Indígena.
• Baixa Renda Quilombola.

Para registrar serviço informar se beneficiário é o titular da conta, selecionar programa assistencial do governo que cliente está cadastrado e clicar em Avançar:
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Opção Beneficiário não é o titular da conta: neste caso  o serviço não será registrado, necessário alterar o nome do titular da conta de energia para cadastrar benefício.

 

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Beneficiário é o titular da conta:  Sistema irá solicitar dados do cliente, após preencher todas as informações, clicar em Avançar:

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Reponder se instalação possui UTI domiciliar.

 

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Preencher informações sobre documentos, dados do solicitante e clicar em Solicitar.

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3) Correção de Nome

Opção disponível para cliente que desejam fazer alguma correção no nome, devido erro de grafia.
Para registrar serviço efetuar correção e clicar em concluir.
 
Sistema fará correção solicitada (permitido máximo 3 caracteres), e informará protocolo.

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4) Transferência de Nome

Opção deverá ser utilizada quando cliente desejar alterar o nome do titular da fatura.

Importante:

Após a solicitação deste serviço, informamos que a instalação atual automaticamente perderá quaisquer benefícios abaixo:

- Benefícios tarifários e isenção de Impostos
- Data de vencimento Atual
- Entrega de conta em outro endereço
- Débito Automático
- Conta por e-mail

Para iniciar registro o sistema irá solicitar dados do novo responsável, será necessário confirmar a atividade da instalação (Residencial, Comercial ou Industrial).

Se atividade for permanecer a mesma clicar na opção Não, em caso de alteração clicar na opção Sim

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Inserir número do CPF, primeiro nome e pesquisar

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Cliente já cadastrado na CPFL: O sistema irá trazer todos os dados, conferir informações, e para prosseguir clicar em Avançar.

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Cliente ainda não tem cadastro na CPFL: Sistema informará que cliente não foi localizado, nesse caso clicar em cadastrar Novo.

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Informar dados do novo Cliente.

 

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Informar endereço do novo cliente e clicar em pesquisar.

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Sistema trará relação de endereços relacionados, selecionar endereço desejado.

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Confirmar endereço e clicar em Cadastrar.

 

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Após preencher dados do cliente e endereço, sistema irá solicitar que cliente escolha data de vencimento e confirme dados de contato.

 

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Se instalação tiver alguma conta em aberto, o sistema irá apresentar contas e valor total do débito.

Será necessário verificar data do vecimento para confirmar se débito é de responsábilidade do novo titular.

Contas em aberto são da responsabilidade do novo titular:
Neste caso o cliente deverá selecionar a opção Concordo e assumo a (s) Conta (s) acima para solicitação deste serviço, para concluir o registro da solicitação clicar em Solicitar.

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Contas em aberto não são da responsabilidade do novo titular:

Neste caso o cliente deverá selecionar a opção Não concordo e não assumo a (s) Conta (s) acima para solicitação deste serviço e clicar em solicitar.

Neste caso, sistema irá gerar apenas informação e apresentar relação de documentos necessários para solicitar a isenção dos débitos.

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Serviços Técnicos
Entre as  opções disponíveis cliente poderá registrar solicitações de Alteração de Carga, Desligamento da Instalação, Reforma de Padrão, Religação, Ligação Nova, Testar Medidor, Denuncias, Reprogramar Notas de Serviço e Desligamento programado.

1) Alteração de Carga
 
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Quando se tratar de instalação diferente de agrupada/coletiva o atendimento seguirá. 
 
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Importante: 
 
Padrão pronto?
O padrão (postinho, caixa, disjuntores, etc) já está adequada para ligação?
Ex: bifásico (duas fases e um neutro), trifásico (três fases e um neutro)

- Não
 
Encerra serviço com atividade de informação e mensagem abaixo:
Prezado cliente
É necessário que o padrão esteja pronto e o poste não tenha sido trocado de lugar.
Solicitação de Atendimento - Informação número : XXXXXXXX

 - Sim
Segue o serviço.
O poste foi trocado ou removido de lugar?
- Sim

Encerra serviço com atividade de informação e mensagem abaixo:
Prezado cliente
É necessário que o padrão esteja pronto e o poste não tenha sido trocado de lugar.
Solicitação de Atendimento - Informação número : XXXXXXXX

- Não
 
 
Avançar após preenchimento dos campos.
 
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Após coletar de equipamentos clicar em Verificar Carga Declarada.

  
Tela informando a taxa na situação em que a carga declarada não é condizente com a carga desejada.

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Após coleta clicar em Avançar.

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Informações importantes refrente a rede de energia e taxa do serviço.

 

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2) Denúncia de Furto
 
Através desta opção é possível registrar denuncias sobre imóveis que estejam furtando energia, a denuncia pode ser anônima, com garantia total de sigilo.
 
Para registrar serviço preencher todos os dados solicitados, se denunciante não tiver número da instalação que está furtando energia, poderá registrar por endereço.
 
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Selecionar tipo de denuncia e anotar informações relevantes e concluir
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3) Desligamento da Instalação.
 
Este serviço deverá ser registrado apenas para imóveis que estão ou serão desocupados, pois após solicitação  CPFL vai ao local para retirar medidor e instalação ficará totalmete sem energia, até que seja feito novo pedido  de ligação.
 
Importante!
 
Solicitação deverá ser registrada apenas pelo Titular da conta, para registrar serviço o sistema irá solicitar alguns dados para validar solicitação.
Caso instalação tenha contas em aberto o sistema irá informar total dos débitos.
No dia desligamento CPFL irá coletar a leitura do medidor, caso tenha ocorrido algum consumo o cliente receberá uma ultima conta com cosumo final.
 
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Para concluir solicitação informar dados do solicitante e anotar informações relevantes
 
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Selecionar endereço de entrega, responder aos questionamentos sobre informações adicionais e Solicitar, prazo para o atendimento do serviço é de um dia útil.
 
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4) Desligamento Programado.
 
 
Através desta opção é possível consultar se existe algum desligamento de energia na rede que irá afetar sua instalação, informando dia, horário que serviço será executado.
 
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5) Ligação Nova

Esta opção deverá ser utilizada quando cliente for solicitar energização de um ponto de fornecimento.
Para registrar serviço não é necessário colocar número de instalação e nem documento do titular.
 

Importante: 

Somente registrar o serviço quando o padrão do consumidor estiver de fato instalado adequadamente ( poste, fiação, disjuntor), desta forma evitamos:

  • Deslocamento indevido da equipe de campo
  • Serviços rejeitados
  • Insatisfação do consumidor: Com a rejeição, cliente terá que novamente solicitar o serviço e aguardar novo prazo.

Importante: Informar ao consumidor sobre a necessidade de deixar o livre acesso ao padrão para vistoria e instalação do medidor.


Registro:
Em Serviços Técnicos, clicar na Opção Ligação Nova.
- Informar Estado e Município
- Responder aos questionamentos sobre as características da ligação.
 
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- Preencher endereço e pesquisar.
 
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- Selecionar endereço
 
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Localizar o bloco e apartamento desejado e Selecionar.
 
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- Confirmar dados sobre a localização do imóvel e clicar em Avançar
 
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- Informar a atividade do local ( Residencial, Comercial, Industrial).
Se a solicitação de ligação nova for para apartamento, não será necessário coletar carga, pois esta informação já foi passada para empresa.
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Quando a solicitação de Ligação nova for para casas será necessário que cliente informe para qual fase padrão foi montado (Monofásico, Bifásico ou Trifásico), área contruida, relação e quantidade dos equipamentos que serão utilizados no imóvel.
 
Exemplos: (Lampadas, Chuveiros, eletromésticos e motores)
 
Importante: Quando houver motores entre a relação de carga será necessário informar quantidade de cavalos (CV) e motores acima de 5 CV será necessário também informar qual tipo de partida.

Após finalizar coleta de cargas, para concluir atendimento, informar dados do contato, escolher data de vencimento, preencher informações adicionais, selecionar endereço de entrega da fatura e endereço de correspondencia.
O solicitante deverá garantir o livre acesso ao padrão para que ligação seja efetuada, em caso de recusa será cobrada taxa de visita técnica (valor será informado pelo sistema.
 
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6) Reforma do Padrão de Entrada
 
Este serviço deverá ser registrado quando cliente precisar executar alguma reforma no padrão de entrada, o sistema fará alguns questionamentos sobre o tipo de desligamento que será executado no local.

- Informar se além da reforma será feito nova ligação no local.
Em caso de apartamento ou edifício a solicitação não poderá ser feita por esta opção, será necessário registrar solicitação através de projetos particulares.
 
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Instalações não coletivas e agrupadas
 
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Endereço não localizado na mesma rua na instalação
 
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7) Religação da Unidade Consumidora
 
Serviço disponível para solicitação de religação de unidade consumidora com o fornecimento de energia suspenso.
Ao acessar o serviço de religação unidade consumidora o sistema irá apresentar as informações importantes para execução do serviço.
 
Em Dados da religação irá constar o motivo da suspenção e Modalidade de religação (prazos disponíveis para execução do serviço).
Para iniciar o registro cliente deverá selecionar tipo de religação que deseja se urgência ou Normal.
 
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Caso corte tenha sido executado devido à falta de pagamento, sistema informará quais são as contas que deverão ser apresentadas no local.
 
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Importante:
 
Preencher dados de contato do solicitante, para que serviço seja executado o cliente deve permitir o acesso ao medidor, em caso de impedimento será cobrado taxa de visita técnica (valor informado pelo sistema).
 
Para finalizar registro é necessário flegar na opção Declaro que estou ciente desta taxa em conta futura, nos casos de recusa do serviço e clicar em Solicitar Religação.
 
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Confirmar se prazo e valor informado estão corretos e anotar protocolo da solicitação.
 
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Serviços Emergenciais

A opção "Serviços Emergenciais" esta disponível para o registro de reclamações de Falta de energia e solicitações de reparo de Iluminação publica.

1) Falta de Energia

Para registrar reclamação devemos informar dados do contato, anotar informações relevantes.
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No campo de observação devemos preencher dados relevantes sobre o que motivou a falta de energia e para finalizar clicar em solicitar.

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O sistema informará protocolo e a previsão para restabelecimento.


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2) Reparos de Iluminação Pública


Para solicitar reparo de lâmpada é necessário informar características do Reparo, dados de contato do solicitante.

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Informar também instalação referência ou endereço de onde está a lâmpada queimada, selecionar opção de reparo, preencher informações relevantes e Solicitar Reparo.
Após concluir sistema irá informar protocolo e prazo de atendimento.

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Outros Serviços
Esta opção oferece serviços de Auto leitura, consulta data de leitura e indicadores de qualidade, solicitação de ressarcimento (queima de equipamentos), e envio de documentos.

1) Auto Leitura Rural

Opção disponível para clientes que residem em área rural fornecer a leitura.
O cliente deverá coletar a leitura no medidor (valores devem ser lidos da esquerda para direita).
Para registrar o serviço informar mês referencia, número do medidor e a leitura coletada no local.
 
Para finalizar, clicar em registrar leitura.
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