PÁGINA INICIAL
CONHEÇA A RGE
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
NOTÍCIAS
PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS
FALE CONOSCO
CADASTRE-SE
IMPACTOS AMBIENTAIS DO SETOR ELÉTRICO
   Principais Impactos
   Ações para Redução dos Impactos
PROJETOS DE REPOSIÇÃO FLORESTAL
   Arborização Urbana
   Reflorestamento Convencional
   Campanha de Repovoamento da Araucária
   Campanha Plante Árvores Nobres
OUTRAS INICIATIVAS
   Arboreto Alto Uruguai
   Manual de Arborização Urbana
   Gerenciamento de Resíduos



Notícias

Campanha da araucária em Guaporé e Marau

Nos dias 18 e 19 de julho, respectivamente nos municípios de Guaporé e Marau, ocorreram eventos para lançamento da 6º etapa da campanha de repovoamento da Araucária. Os eventos foram organizados em conjunto pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), RGE e Prefeituras de Guaporé e Marau.

Na campanha deste ano serão distribuídas 5.000 mudas de Araucária e 2.000 caixas com sementes (pinhões) da árvore, além disso, serão distribuídas 10.000 cartilhas com informações sobre como realizar o plantio da árvore. A campanha tem o objetivo de estimular o plantio da Araucária, que é considerada ameaçada de extinção. Os materiais da campanha serão entregues aos interessados por equipes da RGE e da SEMA.

Em Guaporé a solenidade de lançamento regional da campanha ocorreu no Clube União Guaporense. No evento o Gerente da Divisão de Engenharia e Planejamento de Redes da RGE, Glênio Abejaneda Gonçalves, destacou que: “Através da campanha a RGE demonstra que seu compromisso com meio ambiente é forte e busca a execução de ações práticas”. O diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Túlio Amorim de Carvalho, salientou: “Temos que destacar a coragem de alguns empreendedores em compartilhar responsabilidades. A partir daí, avançamos na gestão ambiental, pois ela não cabe a um só órgão”.

O prefeito de Guaporé, Antônio Carlos Spiller, destacou: “A Campanha é importante, pois envolve as comunidades, com atos concretos que resultam em conscientização e educação ambiental”. O evento em Guaporé contou com a participação de alunas da Escola Municipal Imaculada Conceição, apresentando coreografia de música com temática ambiental. Alunos da Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé também participaram com a explanação sobre a importância das árvores, incluindo a araucária.

Em Marau o lançamento da campanha foi realizado no Salão da Paróquia Cristo Rei, contando com grande presença de produtores rurais, incluindo quatro escolas e autoridades locais. O Agente Florestal da Sema em Nova Prata, Carlos Costella, lembrou que na década de 40 as florestas com araucária cobriam 25% do território gaúcho e hoje a presença da espécie está reduzida a 2% do Estado. “Entretanto, é uma satisfação ver que muitas pessoas estão preocupadas com esta situação e se engajam na Campanha,”, afirmou Costella. O Gerente do Departamento de Serviços de Rede da Região Central da RGE, Roberto Sartori, destacou a importância da Campanha, que em seis anos já colhe como resultado o aparecimento de quase meio milhão de novas árvores. “A araucária apresenta muitos benefícios para a fauna e para a sociedade, pela qualidade da sua madeira e pelo seu fruto – o pinhão. Quanto mais for repovoada, maior será o aproveitamento no futuro”, afirmou Sartori.

A Diretora adjunta do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Lúcia Becker Dilélio, disse que a Campanha da Araucária celebra a vida, pois o repovoamento da araucária tem a proposta de retirar a árvore da Lista das Espécies Ameaçadas de Extinção. “A araucária tem um aproveitamento amplo e como nunca houve preocupação com a sua reposição na natureza ela foi se extinguindo”, explicou Lúcia Dilélio.

Segundo o prefeito de Marau, Vilmar Perin Zanchin, “A questão ambiental é uma situação do presente para garantirmos um futuro melhor do que este que estamos vivendo hoje. Precisamos plantar cada vez mais o nosso pinheiro brasileiro e Marau é sempre parceiro em iniciativas como esta, especialmente porque envolve a comunidade, as escolas, as famílias”. O prefeito comentou ainda que a araucária figura no brasão do município devido à importância da espécie.

Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas através dos telefones da RGE (54. 3218.1905) e da Sema (54.3242.2411).


Autoridades presentes em Guaporé



Em Guaporé, apresentação de alunos da
Escola Municipal Imaculada Conceição




Público presente no evento realizado em Marau



A participação de crianças foi expressiva



Voltar ao índice



 
Rio Grande Energia - Uma empresa do Grupo CPFL Energia  © CPFL Energia 2010. Todos os direitos reservados.