PÁGINA INICIAL
CONHEÇA A RGE
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
NOTÍCIAS
PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS
FALE CONOSCO
CADASTRE-SE
IMPACTOS AMBIENTAIS DO SETOR ELÉTRICO
   Principais Impactos
   Ações para Redução dos Impactos
PROJETOS DE REPOSIÇÃO FLORESTAL
   Arborização Urbana
   Reflorestamento Convencional
   Campanha de Repovoamento da Araucária
   Campanha Plante Árvores Nobres
OUTRAS INICIATIVAS
   Arboreto Alto Uruguai
   Manual de Arborização Urbana
   Gerenciamento de Resíduos




 
INTRODUÇÃO: IMPACTOS AMBIENTAIS DAS ATIVIDADES DA RGE

A maioria das atividades humanas causa algum tipo de impacto negativo para o meio ambiente, as atividades do setor elétrico não fogem a esta regra.
A atividade da RGE é a venda de energia elétrica, para isto ela compra energia de empresas geradoras e a leva até os consumidores. Em uma análise superficial esta atividade não parece ter relação com impactos ambientais, no entanto, para que a RGE consiga fazer a energia chegar até aos consumidores existe a geração de alguns impactos ambientais.

Principais Impactos Ambientais das atividades da RGE:

Podas: A poda de árvores é uma prática constante em nossa atividade, pois é necessária para evitar que os galhos entrem em contato com a rede elétrica e causem interrupções no fornecimento de energia elétrica para os consumidores. A RGE realiza trabalhos de poda com os cuidados necessários para que sejam evitados impactos visuais e danos nas árvores.

Corte de árvores: Em áreas rurais, periodicamente são cortadas árvores que crescem sob as redes de distribuição de energia, este trabalho é necessário para que não ocorram interrupções no fornecimento de energia aos consumidores.
O corte de árvores também é realizado quando são construídas novas redes de distribuição ou linhas de transmissão de energia.
Para compensar o impacto ambiental dos cortes, a RGE realiza Campanhas ambientais e trabalhos de replantios de mudas de árvores em locais afastados das redes elétricas.

Veículos: A RGE possui um grande número de veículos, esta frota influi no meio ambiente por liberar partículas na atmosfera, consumir combustível e gerar resíduos devido a sua manutenção. A RGE realiza manutenções programadas em seus veículos, através deste trabalho os veículos causam menor poluição do ar. Além disso, a empresa tem procurado realizar ações para o reaproveitamento e reciclagem de resíduos provenientes de veículos, sendo a recapagem de pneus um exemplo.

Resíduos:
Nas redes elétricas e nas atividades administrativas da RGE são gerados diversos tipos de resíduos, tais como: ferragens, cabos, postes, papéis, plásticos, isoladores de porcelana, esgotos, equipamentos estragados, lâmpadas, etc.
Sempre que possível os resíduos são encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento em outras atividades.

Consumo de recursos naturais: Para manter e expandir suas redes elétricas a RGE consome diversos tipos de produtos, tais como postes de madeira, ferragens, cabos de cobre a alumínio. A RGE considera que causa impactos ambientais indiretos devido ao consumo dos diversos produtos que necessita, pois eles dependem da extração de recursos naturais para que possam ser produzidos. Para evitar a extração de recursos naturais a RGE encaminha a grande maioria de seus resíduos para reaproveitamento ou reciclagem.

IMPACTOS AMBIENTAIS DAS PRINCIPAIS FONTES DE GERAÇÃO DE ENERGIA

A RGE compra energia de empresas geradoras de energia para vender aos consumidores, estas fontes de geração são causadoras de impactos ambientais indiretos de nossa atividade.

Usina Hidrelétrica

A energia elétrica proveniente de Usinas Hidrelétricas é gerada a partir do aproveitamento da força das águas de um rio. Este processo é realizado através da movimentação das pás de uma turbina pela passagem das águas e em cujo eixo está acoplado um gerador. O giro da turbina possibilita que o gerador converta a energia do movimento das águas em energia elétrica.
Principais impactos ambientais negativos de usinas hidrelétricas:
Inundam áreas extensas de produção de alimentos e florestas;
Alteram fortemente o ambiente e com isso prejudicam muitas espécies de seres vivos, exemplo: interferem na migração e reprodução de peixes;
Alteram o funcionamento dos Rios;
Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos.

Usina Térmica

Produzem energia elétrica através de um gerador que é impulsionado pela queima de combustível. Ao queimar, o combustível aquece uma caldeira com água, produzindo vapor com uma pressão tão alta que move as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador.
O combustível para as usinas térmicas pode ser carvão, óleo, gás natural e madeira.
Principais impactos ambientais negativos de usinas térmicas:
Emitem gases que contribuem para o efeito estufa, tais como o dióxido de carbono;
No caso das usinas térmicas a carvão e óleo, também há emissão de óxidos de enxofre e nitrogênio, que se liberados na atmosfera podem ocasionar chuvas ácidas prejudiciais à agricultura e florestas.
Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos.

Usina Nuclear

A produção de energia nuclear é uma forma de se obter energia elétrica em larga escala. Essa energia pode ser obtida através da fissão nuclear do urânio, do plutônio ou do tório, ou ainda, da fusão nuclear do hidrogênio.
As usinas nucleares são usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio. Embora sejam muito seguras, apresentam o risco de acidentes que causem vazamento de radiação para o meio ambiente, os quais apresentam conseqüências gravíssimas.
O principal impacto ambiental das usinas nucleares é a geração de lixo atômico, que é extremamente perigoso e para o qual não há meio de descontaminação.

Geradores Eólicos

Produzem energia elétrica através do acionamento de geradores por pás movidas por massas de ar. A energia dos ventos é renovável e limpa, em alguns locais é abundante.
Os principais impactos ambientais dos geradores eólicos são a geração de ruídos e a poluição visual devido a seu grande porte.

Geração por Energia Solar

Consiste na conversão direta da luz do sol em energia elétrica, este processo é realizado por equipamentos geralmente chamados de painéis fotovoltaicos. O Sol irradia sobre a Terra anualmente algo equivalente a 10 mil vezes a energia consumida pela população mundial no mesmo período.
O aproveitamento da energia solar tem ocorrido em baixa escala, pois o custo de produção dos painéis é elevado. A eletricidade gerada por luz solar causa baixo impacto ambiental, o qual restringi-se a matéria-prima necessária para a construção dos painéis fotovoltaicos.

A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIEDADE PARA DIMINUIÇÃO DOS IMPACTOS DO SETOR ELÉTRICO:

A Sociedade pode ajudar a conservar o meio ambiente se utilizar a energia elétrica de forma eficiente, pois desta forma pode evitar ou adiar os impactos ambientais associados a construção e manutenção de novas usinas, linhas de transmissão e redes de distribuição de energia.

Outros benefícios da eficiência energética:
Economia de recursos;
Aumento das garantias de abastecimento contínuo de energia.


 
 
Rio Grande Energia - Uma empresa do Grupo CPFL Energia  © CPFL Energia 2010. Todos os direitos reservados.